café solúvel

4 fatos sobre café solúvel que você precisa conhecer

café solúvel

Você sabia que o café solúvel é sucesso não só no Brasil, mas no mundo inteiro? Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), o faturamento brasileiro com a exportação dessa variedade bateu recorde em 2022. Além disso, desde 2016, o consumo interno também vem crescendo continuamente.

E não é à toa, afinal, o café solúvel realmente conquista pelo sabor e, claro, pela praticidade que garante a qualquer hora do dia!

Fatos interessantes sobre café solúvel

Diante de um cenário tão positivo, que tal conhecer alguns fatos interessantes sobre este tipo de café? Confira com a gente:

1 – Foi criado a pedido de Getúlio Vargas

A história oficial elege o cientista japonês Satori Kato como o grande inventor do café instantâneo, em 1901, em Chicago. Mas a sua popularização de verdade aconteceu apenas dez anos depois, quando George Constant Louis Washington comercializou o produto em larga escala.

Porém, outra versão nos relata que o café solúvel foi criado por uma conhecida empresa suíça a pedido do Governo Vargas. A década era 1920 e o Brasil tinha um estoque de café acima da média. Preocupados com a situação, produtores e representantes do Departamento Nacional do Café foram até o presidente dessa companhia, Louis Dapples, na Suíça, sugerindo que fizesse pesquisas sobre a fabricação de cubos de café, já que a empresa havia conseguido, por meio da desidratação, criar o leite em pó, aumentando o prazo de validade de um produto perecível. Seria a solução ideal para o que buscavam!

Já visualizando algumas cifras com o novo mercado, Dapples encomendou a tarefa ao seu químico, Max Morgenthaler, que brilhantemente apresentou um pó de café solúvel na água, que conservava o aroma graças à adição de hidratos de carbono. A novidade ganhou a Europa, mas no Brasil acabou não sendo lançada porque a lei brasileira não permitia nenhum aditivo no café. Por isso, por aqui ele chegou apenas em 1953, quando os suíços, finalmente, conseguiram produzir o modo instantâneo com café puro, sem aditivos e sem perder o sabor.

2 – Café solúvel é café desidratado

Todo o processo começa do mesmo jeito que o café fresco: o café torrado é filtrado, resultando em um concentrado que preserva seu sabor e aroma. Esse extrato, que não recebe nenhum aditivo, é, então, desidratado através de diferentes técnicas de secagem:

  • Secagem por congelamento (liofilização): o extrato concentrado de café se transforma em cristais de gelo, que são colocados em câmaras aquecidas que levam à condensação da água congelada.
  • Secagem por pulverização (aspersão): o extrato concentrado de café é pulverizado por um spray que fica a 30 metros de altura. Até chegar ao chão, ele perde toda sua água, ficando apenas o pó solúvel.

3 – Existem três tipos de café solúvel

A partir do processo que descrevemos acima, o café solúvel se subdivide em três tipos de acordo com o seu método de secagem. São eles:

  • Spray dried: é o tipo resultante do processo de secagem por pulverização.
  • Aglomerado: é fabricado a partir do café spray dried, só que o grão moído é aglomerado em um equipamento que junta pó e vapor através de pressão e velocidade ideais para obter a granulometria desejada.
  • Freeze dried (liofilizado): neste tipo, o extrato é congelado a uma temperatura de – 40 oC e passa pelos processos de moagem, secagem a vácuo e sublimação para desidratação, para que o aroma se mantenha e, assim, gere um café encorpado de qualidade superior.

4 – O café solúvel tem menos cafeína do que o coado

Fabricado a partir das variedades de café arábica e robusta, o café solúvel é bastante prático: basta acrescentar água e pronto! Pelo seu processo de extração, tem nuances suaves, contando, muitas vezes, com a presença de notas de caramelo. Seu sabor não deixa nada a dever para o café moído tradicionalmente.

Uma das grandes diferenças é sua menor concentração de cafeína. Especialistas afirmam que um café solúvel tem 20% a menos da substância estimulante. Uma xícara de café instantâneo pode conter entre 30 e 90 mg de cafeína, enquanto uma xícara de café comum tem entre 70 e 140 mg.

Além disso, pelas novas tecnologias do mercado cafeeiro e novas técnicas no setor de filtragem, o café solúvel vem sendo aperfeiçoado, tudo para agradar ainda mais o paladar dos coffee lovers!

Aliás, deu até vontade de tomar um bom café solúvel, não é mesmo? Acesse nosso site, conheça nossa linha de cafés solúveis e aproveite para já garantir os seus favoritos!

CAFÉ AMÉRICA - Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

Café América

Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

EXPERIMENTE JÁ

Deixe seu comentário