como substituir o filtro de café

Acabou o coador? Saiba como substituir o filtro de café

como substituir o filtro de café

Não tem momento mais desesperador para um apaixonado por café do que aquele em que descobre que acabou o coador de papel. Mas você sabia que é possível resolver esse imprevisto com soluções bem criativas? Siga com a gente e confira ideias interessantes de como substituir o filtro de café com itens que você costuma ter em casa!

Como substituir o filtro de café? Conheça algumas alternativas

Como adiantamos, diversos objetos comuns no dia a dia são capazes de substituir o filtro de café. Por mais que não sejam realmente indicados para essa finalidade, eles conseguem ser boas alternativas na hora do imprevisto, quando você não pode correr até o supermercado. Olha só:

Papel toalha

Acabou o filtro de café, e agora? Recorra ao papel toalha. Embora não seja desenvolvido para isso, ele pode resolver seu problema temporariamente. Corte um pedaço de papel toalha grande o suficiente para formar três camadas e forre seu coador com ele. Adicione o pó de café e, em seguida, despeje a água quente.

Ah, é importante reforçarmos que o papel toalha não é o material adequado para este fim porque, assim como o guardanapo, ele passa por processos químicos de branqueamento que, com a alta temperatura da água, podem liberar substâncias capazes de interferir no aroma e no sabor do café. Portanto, use com moderação e retire o papel do coador assim que perceber que o gotejamento terminou.

Pano de prato ou guardanapo de tecido

Outra alternativa bem fácil para substituir o filtro de café é o pano de prato ou mesmo o guardanapo de tecido. Basta esticar o tecido sobre o coador em uma camada fina, adicionar o pó de café, a água quente e aguardar o processo. Mas atenção: para não causar um acidente doméstico, tome muito cuidado para não engatar o pano e não puxá-lo durante o preparo.

Opte preferencialmente por panos ou guardanapos sem pinturas, bordados ou texturas, para não transferir nenhum aroma ou sabor indesejado para a bebida. E vale lembrar que o café pode acabar manchando o tecido, então, na hora da escolha, leve isso em consideração para não ficar desapontado depois.

Coador de pano

Antigamente, a maioria das pessoas preparava o café utilizando um coador de pano. E mesmo que tenham surgido novos métodos, ele ainda é uma ótima opção para substituir o filtro de papel e preparar uma bebida com perfeição. Inclusive, algumas cafeterias resgataram o utensílio para criar uma experiência nostálgica para os clientes.

Então, se você tiver um desses guardado em casa, pode usá-lo tranquilamente. Basta apoiar o coador de pano sobre um bule ou outro recipiente, adicionar o café em pó e a água quente e pronto. Depois, é só lavar bem e colocar para secar.

Coador de inox

O coador de inox é outra alternativa para salvar você nos momentos de apuro. Aliás, mais do que isso, ele pode ser um verdadeiro curinga na sua cozinha, porque, diferentemente do tradicional, não precisa do filtro de papel. Seu design tem uma malha muito fina, com pequenos furos que possibilitam que o café seja coado e, ao mesmo tempo, impedem que a água vaze. Outro ponto positivo é que ele é reutilizável e não gera resíduos além da borra de café.

Mais dois métodos de preparo

Há ainda outros dois métodos de preparo incríveis que não só podem substituir o filtro de café, como também podem passar a fazer parte da sua rotina, garantindo novas nuances de sabores e aromas da bebida. Conheça:

Prensa francesa

A prensa francesa funciona sob pressão e requer o empurrão em um êmbolo para que o café seja extraído. Ela dispensa o filtro de papel, utilizando, no lugar dele, uma tela ultrafina na ponta do êmbolo que empurra todo o pó de café para o fundo da cafeteira.

É famosa por ser um acessório simples, mas capaz de preparar cafés deliciosos devido ao seu método de infusão, que acentua a presença dos óleos essenciais dos grãos e, com isso, potencializa o aroma e o sabor da bebida. Por essa razão, inclusive, costuma ser bastante recomendada para preparar cafés gourmet.

E uma curiosidade: diferentemente do que o nome sugere, a prensa francesa tem origem italiana. Apesar dos franceses Mayer e Delforg terem desenvolvido um protótipo, em 1852, quem realmente criou a primeira versão com êmbolo foi o italiano Attilio Callimani, em 1929.

Assista ao vídeo e confira o passo a passo do preparo de café na prensa francesa:

Cafeteira italiana ou moka

Popular no mundo inteiro, a cafeteira italiana ou moka é outro equipamento que não exige o uso de filtro de café. Criada em 1933 por Alfonso Bialetti, ela nasceu do desejo dos italianos de prepararem um café semelhante ao expresso em casa mesmo. Sua estrutura se divide em três partes, que estão conectadas de forma vertical: o reservatório inferior, onde é colocada a água e se forma a pressão que vai extrair o café; o funil, onde é adicionado o café moído; e a parte superior, onde sai o café pronto.

Para este método, a indicação é que os grãos sejam moídos imediatamente antes do preparo e em uma granulometria média ou grossa, pois a moagem muito fina pode causar entupimento no filtro da cafeteira.

No vídeo abaixo, conheça o passo a passo do preparo de café na moka:

E então, você já havia se perguntado como substituir o filtro de café? Agora, no caso de um imprevisto assim, é só escolher uma das alternativas que vimos aqui para garantir aquela xícara fresquinha a qualquer momento! Só não esqueça, claro, de manter seu estoque de Café América sempre em dia. Afinal, até podemos driblar a falta do filtro, mas um café delicioso e de alta qualidade não pode faltar nunca, certo?

CAFÉ AMÉRICA – O melhor do café no conforto do seu lar!

Café América

O melhor do café no conforto do seu lar!

PEÇA AGORA

Deixe seu comentário