Qual é melhor: caneca ou xícara para café? Bom, apesar de existirem algumas recomendações interessantes para aproveitar ao máximo as nuances da bebida, a escolha tem de considerar seu conforto e seus hábitos de consumo. Por isso, neste artigo, vamos listar algumas recomendações básicas, mas importantíssimas. Acompanhe!
Qual é o certo: caneca ou xícara para café?
Os dois. Claro, a decisão por um ou por outro vai depender do tipo da bebida e da ocasião. Tanto que, além da dúvida sobre caneca ou xícara para café, você pode adicionar ao seu dilema aquelas belas taças de vidro. Porém, vamos explicar com calma quando e como usar cada um desses utensílios.
Caneca ou xícara de louça
Os modelos maiores, com cerca de 200 ml de capacidade, são ideais para aquele café coado feito em casa. Com bordas mais grossas e arredondadas, as canecas de louça são ótimas para conservar o calor da bebida. Já as xícaras produzidas com este material, por serem menores, são indicadas para apreciar um bom café expresso. Desse modo, é possível beber tudo antes de perder temperatura, aroma e sabor.
Lembrando que, para intensificar ainda mais a capacidade de retenção de temperatura da louça, uma dica é esquentá-la antes de despejar o café. Isso pode ser feito de maneira simples, enchendo de água fervente enquanto o café é preparado. Essa dica é útil especialmente para épocas e regiões mais frias.
Ah, e só para marcar a diferença entre caneca e xícara para café feitas de louça: as canecas são maiores e têm formato cônico. Já as xícaras são menores e contam com um pires, que ajuda a proteger a mesa ou a toalha de gotas da bebida.
Xícara de porcelana
Tão eficazes quanto as louças para a conservação da temperatura, as xícaras de porcelana se diferem por serem mais finas. Elegante, o formato delas é bastante útil para intensificar algumas sensações proporcionadas pelo café. É o caso das xícaras cônicas, com boca mais larga e fundo estreito: elas são ótimas para valorizar o aroma da bebida e deixar esta característica mais acentuada.
O único porém é que xícaras em formato cônico, ainda que de porcelana, podem sofrer com a perda rápida de temperatura por conta do tamanho da boca. Mesmo assim, é um utensílio muito indicado para café expresso curto, pois a crema também resiste por mais tempo. A própria ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) indica o uso de xícaras deste material.
Vidro
Xícaras de vidro são menos utilizadas, mas ainda assim bastante comuns. Contudo, aqui o destaque vai para aquelas taças com alças, que podem ser muito bem aproveitadas para apreciar cappuccinos ou outras bebidas feitas com café, como mocha latte e café com caramelo. De todo modo, o problema em utilizar recipientes de vidro é que este material retém menos o calor e a bebida pode esfriar mais rapidamente, prejudicando a experiência.
Esmaltadas
Estilosas e cheias de criatividade, as clássicas canecas esmaltadas são conhecidas também como ágata. Elas são excelentes para apreciar um café coado e eficientes na retenção da temperatura. O inconveniente é que elas esquentam como um todo e pode ser que a alça fique difícil de segurar. Outro perigo é queimar a boca ao tomar o café por conta do material estar aquecido. Então, tenha cuidado!
A xícara é mais uma das aliadas para um bom café
Aqui no blog já falamos sobre como moer café, como preparar café corretamente, entre tantos outros cuidados para garantir ao máximo as nuances sensoriais desta bebida que é paixão nacional. E é incrível pensar que até mesmo a caneca ou xícara para café desempenha papel importante para uma experiência completa, não é mesmo?
Mas lembre-se: tudo começa com a escolha de um café de qualidade, que é aquele produzido a partir dos mais criteriosos processos de seleção de grãos, torra e conservação nas embalagens. E é justamente isso que o Café América garante a você. Conheça nosso portfólio e aprecie o melhor do café!
Tem alguma experiência sobre o uso de caneca ou xícara para café ou restou alguma dúvida sobre o assunto deste artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo!
Deixe seu comentário