divulgação da cafeteria

Confira 5 dicas para fazer uma boa divulgação da cafeteria

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Já diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. E se você é empreendedor, deve estar cansado de saber que fazer uma boa propaganda do seu negócio é fundamental. Afinal, o público só chegará até ele se souber que existe e, mais do que isso, que oferece diferenciais em relação aos concorrentes. E isso vale para todos os segmentos, inclusive aqueles que trabalham com café. Então, se este é o seu caso, siga com a gente! No artigo de hoje, vamos dar dicas valiosas para você acertar na divulgação da cafeteria e conquistar excelentes resultados.

5 dicas para fazer uma boa divulgação da cafeteria

Investir no marketing do seu negócio é fundamental para atrair clientes, ganhar visibilidade no mercado e, claro, crescer de forma sustentável. Porém, ao contrário do que muitos ainda pensam, não é necessário gastar rios de dinheiro para chamar a atenção dos consumidores. Seja de um pequeno café, seja de uma rede que já tem o nome consagrado, algumas dicas podem ajudar a não errar nessa missão, apostando no que realmente pode fazer a diferença.

Mas, antes de qualquer coisa, você sabe qual é o seu público-alvo? São famílias que moram perto do seu estabelecimento, são alunos de uma escola ou universidade localizada ali perto ou são trabalhadores que aproveitam o horário do almoço ou o pós-expediente para frequentá-la? Ao pensar em estratégias para divulgação da cafeteria, saber quais são os seus consumidores deve ser prioridade.

Isso porque apenas praticar preços baixos não é o bastante. Você só vai conseguir manter sua vantagem competitiva e fidelizar os clientes se realmente entender como eles se comportam e, assim, se comunicar com eles de forma assertiva, usando uma linguagem próxima e que, de fato, os atraia. Dito isso, anote as dicas para fazer a divulgação da cafeteria e obter sucesso no seu empreendimento:

1 – Faça marketing de conteúdo

Para começar, produza conteúdo relevante sobre o negócio. Descreva produtos e métodos de preparo das bebidas, além de destacar as marcas de café com as quais você trabalha. Assim, será possível chamar a atenção dos clientes e, ao mesmo tempo, construir uma relação de confiança com eles, mostrando que você realmente entende do assunto.

Você pode fazer isso em um blog, publicando textos e fotos relacionadas ao mundo do café. Existem plataformas gratuitas e outras que exigem um investimento relativamente baixo por mês e podem ser suficientes para iniciar esse trabalho.

As redes sociais são outras grandes aliadas dessa produção de conteúdo. No Instagram, por exemplo, você pode mesclar informações de mercado com ações promocionais, novidades no cardápio e outras notícias importantes da cafeteria. Nesse canal, faça atualizações constantes e priorize boas fotos e vídeos. Sem esquecer, é claro, de interagir com as pessoas que comentarem nos posts, agradecendo feedbacks e respondendo qualquer dúvida que surgir.

2 – Faça parcerias

Que tal fazer parceria com uma marca de café que forneça grãos gourmet e premium? Isso vai permitir que, mais do que consumir uma bebida de qualidade no seu estabelecimento, seus clientes levem essa qualidade para casa também. O interessante é que uma parceria assim é vantajosa para seu fornecedor e, claro, para sua cafeteria, já que esse público costuma render um bom ticket médio em todas as épocas do ano.

3 – Ofereça um programa de fidelidade

Oferecer um programa de fidelidade ajuda a fortalecer o vínculo com seus clientes e, como o próprio nome indica, fidelizá-los à sua cafeteria. E há várias possibilidades, nesse sentido, que não exigem grandes investimentos. Você pode determinar, de repente, que clientes cadastrados acumulem pontos a cada café comprado e, ao atingir a pontuação preestabelecida, tenham como prêmio um café cortesia ou uma porcentagem de desconto na próxima visita ao seu estabelecimento.

O importante é definir regras claras, oferecer boas recompensas e divulgar esse diferencial — para isso, os canais de comunicação sobre os quais falamos na dica anterior podem ajudar muito!

4 – Invista em cadastros personalizados

Além de um programa de fidelidade, outra ação valiosa para ajudar na divulgação da cafeteria é criar um cadastro aprofundado dos clientes que costumam frequentá-la. Anote as preferências desses consumidores e, a partir disso, ofereça bebidas personalizadas àqueles mais fiéis, mostrando novas possibilidades e combinações.

A partir desse cadastro, você também pode mandar uma mensagem pelo WhatsApp no aniversário do cliente para desejar felicidades e oferecer um presente na próxima visita dele ao seu estabelecimento, como uma xícara de café por conta da casa ou um desconto especial em uma fatia de bolo, por exemplo. Só não esqueça que, para ações neste canal, você deve pedir autorização prévia do cliente.

5 – Garanta o melhor do café

Por fim, mas não menos importante, selecionar de forma rigorosa o café que você oferece é imprescindível. Até porque não adianta colocar as demais dicas que vimos em prática sem oferecer aos clientes excelentes opções de grãos e métodos de preparo, não é mesmo? Lembre-se que os coffee lovers representam uma clientela exigente e de bom gosto!

Além disso, ao trabalhar com uma marca de qualidade, os próprios clientes se encarregam de fazer o famoso marketing boca a boca, convidando outras pessoas a conhecerem seu negócio e ajudando a aumentar o seu público.

Para isso, você pode contar com um aliado poderoso: o Café América. Em nosso catálogo, temos opções de grãos gourmet, premium e ristretto, além de cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso e cappuccinos. Tudo selecionado para agradar aos públicos mais exigentes. Clique aqui para conhecer todas as opções e aproveite para fazer seu pedido!

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