Saber escolher um bom café é fundamental para apreciar uma bebida de alta qualidade, capaz de proporcionar bem-estar e uma agradável experiência sensorial. E, verdade seja dita, também é uma importante forma de não desperdiçar seu dinheiro e evitar frustrações, afinal, nada mais decepcionante do que comprar um café e não gostar, não é mesmo?
Porém, diante de tantas opções disponíveis no mercado, nem sempre é fácil tomar a decisão correta, seja por falta de conhecimento, seja pelo excesso de informações e argumentos de marketing que podem induzir a escolhas duvidosas. Mas nós estamos aqui hoje justamente para ajudar você a dominar a missão de escolher um bom café e, assim, aproveitar deliciosos aromas e nuances de sabores na sua xícara todos os dias.
Para começar, conheça os tipos de grãos
Inicialmente, você deve saber que existem dois principais tipos de grãos de café: o arábica e o robusta. O arábica tem perfil mais sofisticado e é utilizado para a produção de cafés gourmet, garantindo um sabor mais doce, suave e frutado. Além disso, tem acidez superior, característica que o torna mais refinado.
Já a variedade robusta, que é a mais comum entre os tipos de grãos consumidos no Brasil, tem sabor mais forte e áspero, com um traço residual que lembra o amendoim. Por não oferecer, sozinha, uma riqueza de sabores, é amplamente utilizada em blends.
Para ficar mais claro, pense no café tradicional que você encontra em qualquer supermercado e que praticamente todo mundo tem em casa: ele é um blend de grãos robusta e arábica. Nele, os grãos robusta entram em maior quantidade, tornando a bebida encorpada e mais amarga, enquanto os grãos arábica, em menor quantidade, entram para garantir o sabor e o aroma.
Depois, avalie pelo menos 5 critérios
Saber a diferença entre os grãos é importante porque os critérios de avaliação para escolher um bom café estão diretamente relacionados a eles. Para ajudar na sua jornada, listamos os principais na sequência. Anote aí:
1 – Aroma
Alguns aromas são capazes de despertar sensações únicas, como o do café, um grande responsável por criar tantas memórias afetivas. Aliás, esse atributo é tão poderoso que é um dos pontos mais relevantes para avaliar uma boa bebida!
Os melhores cafés possuem aromas destacados, intensos e vivos. Se forem muito suaves ou quase imperceptíveis, é sinal de que aquele tipo não é de qualidade. São vários os aromas que podem estar presentes no café, dos mais florais e frutados aos achocolatados e até mesmo de pão torrado. Quando o grão tem torra mais escura, as notas são mais intensas, remetendo a especiarias.
Caso você não consiga identificar todos esses aromas logo de início, não se preocupe! A percepção varia muito conforme a capacidade olfativa de cada pessoa. Grandes especialistas são capazes de identificar diversas notas, enquanto um iniciante pode perceber uma só. É um processo individual, que exige treino do olfato. Então, para começar, tente identificar a intensidade do aroma, pois, como dissemos, se ela for mais pronunciada, trata-se de um bom café.
2 – Amargor
A cafeína é a responsável por produzir o amargor presente no café, que pode ser sentido no fundo da boca e na garganta. Os cafés de melhor qualidade apresentam um sabor amargo mais suave, resultado de uma torra controlada e equilibrada dos grãos. Quando o amargor for muito forte, significa que os grãos passaram por uma torra mais escura e acentuada, resultando em uma bebida de qualidade inferior. Por isso, fique atento!
3 – Acidez
A acidez é uma característica sensorial notada nas laterais da língua e presente em diferentes níveis no café. E o tempo de maturação do fruto influencia muito na intensidade dessa acidez: quanto mais maduro, menos ácido. É mais ou menos como o ponto da torra: quanto mais claro, mais pronunciado será o sabor cítrico. Essa acidez é importante porque, quando combinada às outras propriedades do café, torna a bebida muito agradável ao paladar.
4 – Corpo
O corpo pode ser traduzido como aquela sensação de viscosidade ou oleosidade do líquido na boca, especialmente na região entre a língua e o céu da boca. Pode também ser explicado como a persistência no paladar. E o que queremos dizer com isso? Que um bom café pode ser encorpado, intenso e viscoso, mas também pode ser mais leve e ralo. Tudo depende da variedade dos grãos utilizados.
5 – Doçura
No universo do café, a doçura está relacionada ao sabor mais adocicado e agradável da bebida de forma natural. Ela se apresenta em baixa, média ou alta intensidade e é percebida na ponta da língua. Durante o processo de torra, os grãos maduros caramelizam e criam o dulçor, que pode remeter a chocolate, caramelo e até melaço — como citamos, de forma natural. Já os grãos de café verdes não apresentam muita doçura.
Por fim, fique de olho em mais 2 pontos
Há ainda outras duas questões que podem ser consideradas na hora de avaliar um bom café. A primeira delas diz respeito a ser moído ou em grãos. Veja: o café moído na hora tem seu valor e não é um preciosismo. É que, neste formato, todas as propriedades dos grãos são preservadas, mantendo suas características sensoriais tão importantes para a experiência de consumo e, claro, avaliação de perfil.
Por isso, se você tiver um moedor em casa, prefira comprar café em grãos e moê-los apenas instantes antes de prepará-lo. Mas, se esse não é o seu caso, opte por grãos moídos frescos. A dica é ler as informações contidas na embalagem para conferir a data de fabricação. Quanto mais recente, melhor!
E por falar em embalagem, este é outro ponto que merece atenção, pois, acredite se quiser, ela pode afetar diretamente a sua experiência de consumo. O ideal é que seja do tipo a vácuo ou almofada, que não deixam o café entrar em contato com o oxigênio e, assim, impedem que haja qualquer deterioração de suas matérias orgânicas.
Além disso, verifique se o Selo de Pureza ABIC está estampado na embalagem. Se estiver, significa que o café é puro, ou seja, não tem adulterações ou misturas, garantindo a segurança do produto e o respeito ao consumidor.
E então, tudo entendido? Realmente, são diversos os detalhes que devem ser observados na hora de avaliar um bom café. Mas pode ter certeza que, com um pouco de treino, você pode se tornar um verdadeiro expert nessa avaliação! Aliás, para começar bem, escolha o Café América. Oferecemos excelentes opções de cafés expressos e torrados e moídos para acompanhar cada momento do seu dia! Clique aqui para conhecer os produtos e aproveite para fazer seu pedido!
Deixe seu comentário