acidez no café

Entenda o papel da acidez no café

acidez no café

Saborear um bom café é uma delícia, não é mesmo? Mas você já parou para realmente experimentar e sentir todas as nuances que a bebida pode oferecer? Uma delas é a acidez, elemento que dá o que falar, porque enquanto muitas pessoas gostam, outras não são muito simpáticas a ela. E para você saber mais sobre a acidez no café e como identificá-la, explicamos tudo sobre o tema no artigo de hoje. Confira!

O que é a acidez no café

A acidez no café é mais fácil de ser sentida do que explicada. Ela impacta no aroma e no sabor da bebida, principalmente com toques frutados, e pode ser sentida nas laterais e no final da língua. Vale destacar que a acidez é diferente do amargor, que é experimentado na parte de cima da língua.

Há quem goste de cafés mais ácidos e quem prefira a bebida com menos acidez. E quando ela passa por uma avaliação, pode ser justamente classificada como alta ou baixa no quesito intensidade. Porém, outro aspecto até mais relevante que esse é o equilíbrio da acidez.

Quando há uma acidez considerada equilibrada, os avaliadores dizem que a bebida é brilhante. Já quando não há esse equilíbrio, diz-se que a bebida é avinagrada. E, aliás, acidez não é tudo igual, uma vez que ela pode afetar o sabor e o aroma do café de diversas maneiras.

As principais variações de acidez são classificadas em orgânicas e clorogênicas. O primeiro tipo traz toques frutados, como ácido málico (maçã), ácido cítrico (laranja e limão) e ácido tartárico (uva). Já o segundo tipo promove mais amargor e adstringência, que nem sempre são bem-vindos.

O que interfere na acidez do café

Tantas variações na acidez do café indicam a existência de fatores que impactam nesse elemento e, de fato, um café pode ser mais ou menos ácido dependendo de alguns aspectos. Veja:

  • Lugar de cultivo: a região de plantio do café impacta em vários quesitos, e não é diferente quando o assunto é a acidez. O grão cultivado em regiões mais altas, nas quais a temperatura é menor, pode apresentar mais acidez, o que ocorre por causa do crescimento mais lento da planta. Assim, grãos cultivados em altitudes iguais ou maiores que 800 metros acima do nível do mar são mais ácidos.
  • Pós-colheita: os processos após a colheita também influenciam na acidez no café. Grãos levados à secagem diretamente têm uma acidez mais discreta, pois apresentam mais corpo e doçura. Por outro lado, os grãos que passam por processos como despolpamento, fermentação e remoção da mucilagem antes da secagem apresentam maior acidez, com aroma e corpo mais discretos.
  • Torrefação: a torra pode influenciar em várias nuances do café, e isso também vale para a acidez, porque esse processo pode destacar ou esconder os ácidos. Quanto maior a temperatura durante a torrefação, por exemplo, menos ácido fica o café. Já quando se faz uma torra mais clara, os grãos acabam conservando a acidez.
  • Moagem: a interferência da moagem na acidez não está presente no processo em si, mas no preparo da bebida após essa técnica. Isso porque, quanto mais fino o café, maior é o tempo de extração no contato com a água, o que tira a acidez. Os grãos maiores, por sua vez, têm menor tempo em contato com o líquido e, por isso, mantêm seus ácidos.

Mais ou menos acidez no café: qual é o correto?

Fora das avaliações, nas quais os cafés são analisados com rigor de acordo com a sua proposta, não existe um certo ou errado na intensidade da acidez, tudo depende do seu gosto. E, aliás, existem maneiras de diminuir, aumentar ou até mesmo neutralizar a acidez no seu café, caso você deseje.

Para diminuir a acidez, uma boa dica é usar torras mais escuras e moer os grãos de forma mais fina, para que eles tenham maior tempo de extração no contato com a água. Além disso, usar o líquido em uma temperatura mais baixa é outra forma de diminuir a acidez.

Já para aumentar a acidez, é possível escolher grãos cultivados em regiões mais altas, além de optar por torras mais claras. Ao preparar, use água bem quente e uma moagem mais grossa para que o tempo em contato com a água seja menor, conservando a acidez no café.

Se você preferir, pode neutralizar totalmente a acidez da bebida. Para isso, além da moagem mais fina, para garantir um tempo de extração maior, use a água com uma temperatura ainda mais baixa, o que vai deixar a acidez praticamente imperceptível.

Com acidez ou não, escolha sempre um café de qualidade

Quando o assunto é acidez no café, gosto não se discute! Afinal, como vimos, além de os grãos serem variados, há a possibilidade de você reduzir, aumentar ou neutralizar os ácidos, deixando a bebida como quiser. O importante mesmo é escolher um café de qualidade, como o Café América, que oferece diversos produtos para enriquecer seu paladar. Acesse nosso site para conhecer as opções e aproveite para fazer seu pedido!

CAFÉ AMÉRICA - Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

Café América

Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

EXPERIMENTE JÁ

Deixe seu comentário