Viajar é descobrir novos lugares, explorar culturas diferentes e, claro, degustar novos sabores. E se você é um verdadeiro coffee lover, nada melhor do que unir o prazer de fazer uma boa viagem à satisfação de experimentar diferentes variações da bebida, não é mesmo? Então, para inspirá-lo, listamos 10 destinos para quem ama café que com certeza vão surpreendê-lo!
10 destinos para quem ama café
Elencamos locais que respiram a história e a cultura do grão, reunindo opções para todos os gostos e bolsos. Tudo para que cada passeio seja inesquecível para o paladar e para a alma também. Anote aí:
1 – São Paulo, Brasil
Esta metrópole brasileira é um verdadeiro caldeirão cultural e isso se reflete em sua cena de cafés, com inúmeras cafeterias premiadas. Na cidade, você pode experimentar desde o tradicional café coado até inovações de baristas renomados. São Paulo, aliás, sedia muitos eventos de café e competições de baristas, o que a tornam um ponto de encontro para entusiastas de todo o mundo. Além disso, proporciona experiências super interessantes em laboratórios, escolas de café e fazendas cafeeiras.
2 – Medellín, Colômbia
Conhecida por seus cafés suaves e de alta qualidade, Medellín tem uma relação intrínseca com o café. A cidade não só está rodeada por algumas das melhores regiões produtoras de café do país, mas também oferece tours pelas fazendas cafeeiras, onde os visitantes podem ver todo o processo de produção, da planta à xícara. Por lá, também é possível participar de degustações e workshops em cafeterias especializadas.
3 – Viena, Áustria
Você sabia que a cultura do café de Viena faz parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO? A relação histórica da cidade com a nossa bebida favorita vem antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, quando chegou a ter mais de 600 cafeterias. Em Viena, tomar café é uma experiência cultural que envolve relaxar em ambientes elegantes, com interiores ornamentados, desfrutando de um menu que inclui também uma vasta seleção de tortas e doces.
4 – Addis Abeba, Etiópia
Como o local de origem do café, a Etiópia é um destino imperdível para os aficionados pela bebida. Podemos dizer, inclusive, que visitar a capital sem participar de uma cerimônia de café é perder parte da essência da cidade. Addis Abeba está repleta de espaços que servem blends locais preparados de maneiras tradicionais e que oferecem experiências tanto de comunhão quanto sobre a bebida em si, combinando cultura, história e sabor.
5 – Istambul, Turquia
Em Istambul, o café é um elemento fundamental da hospitalidade. Lá, o café é preparado com uma técnica especial em um “cezve”, que é um pequeno pote de cobre, e servido com um copo de água para limpar o paladar. Por isso, quando estiver na cidade, a principal dica é visitar um tradicional café turco para ter uma experiência autêntica, que também pode vir acompanhada de doces típicos, como baklava e lokum.
6 – Melbourne, Austrália
Conhecida mundialmente por sua cena de cafés vibrante e inovadora, é em Melbourne que novas tendências do setor muitas vezes têm início. A cidade valoriza tanto a qualidade do café que os baristas são considerados celebridades locais e as cafeterias são pontos de encontro da comunidade. Algumas, inclusive, são classificadas como as melhores do mundo.
7 – Roma, Itália
É impossível pensar em café e não lembrar automaticamente da Itália, não é verdade? E Roma, especificamente, é mais um destino para quem ama café que não pode ficar de fora da sua lista, principalmente se você quiser experimentar um verdadeiro cappuccino e um tradicional expresso. Na cidade, algumas cafeterias são verdadeiros pontos turísticos que servem não apenas excelentes cafés, mas também boas doses de história. E fica a dica: caminhar pelas ruas de Roma com um expresso em mãos é uma bela maneira de viver como os locais.
8 – Seattle, Estados Unidos
Graças ao alto consumo da bebida na cidade, Seattle foi eleita a capital do café nos Estados Unidos. Por lá, você pode explorar a história do café moderno americano e, ao mesmo tempo, descobrir pequenas torrefações que redefinem o sabor e as técnicas de preparo da bebida. Em Seattle, a cultura do café é promovida com festivais anuais e tours dedicados a mostrar as diversas torrefadoras e cafeterias locais, muitas delas focadas em cafés especiais e de alta qualidade.
9 – Helsinque, Finlândia
Os finlandeses estão entre os maiores consumidores de café do mundo. E a capital, Helsinque, reflete essa paixão. Na cidade, o café é tomado a qualquer hora do dia, quase como um ritual nacional, e as cafeterias oferecem desde estilos tradicionais finlandeses até interpretações mais modernas. Helsinque também é conhecida por seu design de interiores, o que faz de suas cafeterias espaços especialmente agradáveis e esteticamente atraentes.
10 – Havana, Cuba
Cuba está na lista dos maiores produtores de café do mundo, se diferenciando, inclusive, por produzir uma variedade doce. E sua capital, Havana, oferece tanto uma bebida marcante quanto uma experiência cultural profunda. Suas cafeterias são locais de encontro onde histórias são contadas e a música muitas vezes acompanha o expresso tipicamente cubano, um clássico que harmoniza intensidade e doçura em uma xícara.
Esperamos que você se inspire nesta seleção de destinos para quem ama café e possa mergulhar na cultura cafeeira enquanto conhece diferentes cidades mundo afora! E enquanto planeja sua próxima aventura, aproveite para desfrutar de boas doses de Café América, a companhia ideal para todos os momentos!
Deixe seu comentário