Saber harmonizar café com doces é uma arte, se encher de açúcar faz parte! Deixando as brincadeiras de lado, todo mundo sabe que há poucas combinações mais harmoniosas para aquela deliciosa sobremesa açucarada do que uma boa xícara de café — até mesmo a mistura de aromas já é capaz de deixar muita gente com água na boca, não é verdade?
O que nem todo mundo sabe é que, no mundo da gastronomia contemporânea, esse tipo de harmonização é pensado de forma cada vez mais estratégica e inovadora, combinando alimentos e bebidas com o objetivo de realçar a experiência do consumidor. Um movimento que, há anos, é extremamente popular entre os vinhos e cervejas e que agora mergulha de cabeça no mundo dos cafés!
Mas, afinal, o que é harmonização?
Antes de entrar na técnica de harmonizar café com doces, vamos falar de vinho. Mesmo que você não seja um grande especialista no assunto, provavelmente já ouviu falar que o vinho tinto vai bem com carnes vermelhas e massas pesadas, enquanto o vinho branco é a companhia ideal para peixes e carnes leves.
E isso funciona bem porque, quando servidas juntas, a bebida e a comida em questão criam um realce de seus respectivos sabores, proporcionando prazer extra ao paladar. Isso significa que, ao invés de competirem, esses sabores unem forças para criar uma sensação única na degustação.
Harmonizar é exatamente isso: combinar alimentos e bebidas por meio de técnicas culinárias com o objetivo de reforçar os sabores dos ingredientes presentes em ambos. Aqui, o mais importante é tentar criar um equilíbrio entre os sabores, para que um não se sobressaia ao outro. E no caso dos cafés não é diferente!
Afinal, existem cafés das mais variadas qualidades, em que fatores como torra, safra e tipo do grão influenciam nas características da bebida, como corpo, doçura, acidez e potência. A partir daí, é possível criar as mais variadas combinações entre o café e diversos alimentos, com destaque para os doces.
Como harmonizar café com doces
Agora que você já conhece melhor o conceito dessa combinação gastronômica, vamos falar sobre a técnica de harmonizar café com doces. Nessa área, quem é especialista garante que a parceria entre a bebida queridinha dos brasileiros e alimentos doces repete a lógica dos vinhos: é possível criar harmonização por similaridade ou por contraste — e é por isso que, antes de combinar, é tão importante conhecer as características do seu café.
A gente explica: na combinação por similaridade, a ideia é servir o café com um doce que complemente o sabor da bebida e que, de alguma forma, tenha características parecidas com as do café. Um café mais suave e adocicado, por exemplo, combina com um doce pouco açucarado. Aqui, o objetivo é intensificar a característica de sabor fazendo com que os dois elementos, combinados, caminhem na mesma direção pelo paladar.
Na outra ponta, temos a combinação por contraste. Como o próprio nome já sugere, essa harmonização privilegia características opostas entre os elementos combinados, ou seja, que se complementam. Basta pensar que um café extraforte e de amargor elevado combina perfeitamente com uma sobremesa bem doce, já que a ideia é chegar ao equilíbrio entre os dois extremos no paladar.
E é nesse âmbito que surge um território incrível de exploração para aqueles mais apaixonados por café. Isso porque o mercado de cafés especiais, que está em plena ascensão no Brasil, ajuda o consumidor a ter acesso a bebidas gourmetizadas, ricas em características sensoriais (doce, amargo, ácido) e de potência variada (da suave a mais intensa), abrindo espaço para uma série de harmonizações interessantes.
Confira 3 dicas para caprichar na hora de harmonizar café com doces
Ser apaixonado por café não significa, necessariamente, que alguém vai ter o entusiasmo de testar mil combinações na hora de harmonizar café com doces, certo? Pensando nisso, separamos três dicas rápidas de harmonização para simplificar a sua rotina e garantir o sucesso com seus convidados na hora da sobremesa! Acompanhe:
- Sobremesas açucaradas
Aqui no Brasil, sobremesas açucaradas fazem bastante sucesso: pudim de leite, pão de mel, beijinho de coco, quindim e pavê marcam presença em diversas mesas. Para aproveitar ao máximo esse extremo doce que tanto agrada o paladar nacional, a recomendação ideal é um café de intensidade mais forte, com maior acidez em sua composição.
- Sobremesas com chocolate
Na hora de harmonizar o café com o chocolate — em especial os tipos meio amargos, mais puros e com sabor concentrado —, o recomendado é apostar em bebidas mais encorpadas e cremosas, como os cafés gourmet e premium. A dica vale também como acompanhamento para brigadeiros, bolos e brownies, já que esses tipos de cafés são ideais para realçar os sabores do chocolate e do cacau.
- Sobremesas cítricas
Pratos que combinam o açúcar com limão, laranja e abacaxi, além de outros ingredientes cítricos e ácidos, também são grandes sucessos na sobremesa do brasileiro, em especial nas épocas mais quentes do ano. Nestes casos, optar por cafés suaves é a melhor pedida, pois eles garantem que os sabores não entrem em conflito na sua boca, evidenciando do melhor modo possível as características de todos os ingredientes.
E então, tudo pronto para colocar a mão na massa e testar combinações ousadas? Pois fique sabendo que o Café América é o melhor amigo de qualquer harmonização. No nosso site, você encontra cafés das mais variadas intensidades e tipos, inclusive com grãos especiais. Ou seja: todas as opções que a sua sobremesa precisa para garantir combinações inesquecíveis! Acesse hoje mesmo e venha desbravar esse mundo de sabores com a gente!
Deixe seu comentário