café robusta

O que você precisa saber sobre café robusta

café robusta

O café robusta, também conhecido como café conilon, é um dos mais produzidos e consumidos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Usado principalmente em blends, ele se destaca por várias características, como o alto teor de cafeína e o aroma intenso. E para você conhecer melhor essa variedade, separamos tudo o que você precisa saber sobre o café robusta neste texto. Confira!

Origem na África e relevante produção no Brasil

A espécie Coffea canephora é nativa da África e se divide em dois grupos: o chamado café robusta, de origem no Congo, e o café conilon, originário na Guiné. Porém, apesar de apresentarem diferenças, como o porte e a tolerância à seca e a algumas doenças, os dois costumam ser tratados de forma única.

Atualmente, essa espécie é cultivada no sudeste da Ásia, na África Central e Ocidental e em algumas regiões das Américas, onde o Brasil se destaca. Segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por exemplo, o café robusta representou 36% do total de café colhido em 2022.

Em solo brasileiro, ele é cultivado em áreas de menor altitude e em regiões quentes e úmidas, nas quais a temperatura média fica entre 22 °C e 26 °C. É uma espécie com maior resistência a pragas e doenças e bem adaptada ao clima quente, o que torna a produção abundante e, por consequência, faz com que o produto seja mais barato do que o café arábica, o mais produzido no Brasil.

Alto teor de cafeína e aroma intenso são marcas do café robusta

Uma das características mais marcantes do café robusta é o alto teor de cafeína. Enquanto o café arábica apresenta nível de cafeína entre 0,8% e 1,4%, o do café robusta varia entre 1,7% e 4%, mais que o dobro da principal variedade cultivada no mundo.

Essa característica, inclusive, é interessante para quem busca aproveitar os benefícios da cafeína para a saúde. Afinal, uma concentração maior desse componente oferece efeitos mais rápidos no organismo, como em relação à melhora do humor e ao ganho de energia, que é ideal para o café pré-treino.

O alto teor de cafeína, é claro, também impacta no aroma intenso da bebida e no sabor forte e marcante que a tornam única. Aliás, enquanto no café arábica o índice de açúcares naturais varia de 6% a 9%, no café robusta, esse número fica entre 3% e 7%, o que também explica o amargor predominante nas bebidas produzidas com o fruto dessa espécie.

Além disso, o grão do café robusta promove um líquido encorpado, cujo sabor persiste no paladar, e uma bebida muito cremosa. Justamente por isso, esse tipo de café é muito usado em blends de café expresso e em cafés solúveis que se destacam pela cremosidade, por exemplo.

Café robusta é muito usado em blends

Em uma comparação entre o café arábica e o café robusta, as duas variedades mais consumidas em todo o mundo, o arábica é considerado um café de qualidade superior, por ser um café mais fino e oferecer diferentes variações. Por isso, ele é muito utilizado em cafés gourmet e especiais.

Já o café robusta, que se caracteriza pelo sabor forte e intenso, é destinado principalmente para uso como café instantâneo e para a produção de blends com outros cafés. Nos blends, os grãos dessa espécie são misturados aos do café arábica, somando as melhores qualidades das duas variedades.

Entre os blends, o que varia é a quantidade dos diferentes grãos em sua composição, o que promove sabores e aromas diferentes e capazes de agradar a todos os paladares, seja para quem prefere um café mais adocicado, seja para os amantes do café mais amargo.

A mistura do café arábica com o café robusta também é boa para o bolso: o consumidor que prefere o arábica, por exemplo, pode apreciá-lo por um preço mais em conta nos blends com o robusta, já que por ser um café fino, o arábica costuma ter um preço mais alto.

Mas com essa variedade de cafés, uma coisa é certa: tem para todos os gostos, tanto em relação às variedades quanto aos métodos de preparo, como o café solúvel, o café expresso e o tradicional café coado que, aliás, é o preferido dos brasileiros!

E o Café América oferece uma grande diversidade de cafés produzidos com o grão robusta, como Premium, Ristretto, Tradicional e Extraforte. Confira todas as opções em nosso site, escolha as suas favoritas e faça seu pedido hoje mesmo!

CAFÉ AMÉRICA - Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

Café América

Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

EXPERIMENTE JÁ

Deixe seu comentário