Não há nenhuma regra absoluta quando falamos sobre o preparo correto do café em casa. Afinal, cada pessoa tem suas preferências de consumo e pode criar os métodos, as receitas e as combinações que bem entender. Contudo, é verdade que existem alguns processos de extração que são mais apropriados para garantir o aproveitamento máximo do sabor e do aroma do grão ― inclusive, já abordamos isso aqui no blog.
E não se engane: não estamos falando de nenhuma técnica extremamente elaborada e nem do uso de equipamentos especiais. Com apenas algumas mudanças sutis, os apaixonados por essa bebida podem descobrir um mundo inteiro de novas nuances e sabores. É por isso que, neste artigo, vamos apresentar algumas práticas comuns que, ao serem evitadas ou repensadas, podem fazer a diferença no resultado final do seu café.
5 práticas para evitar e fazer o preparo correto do café
Ao seguir um passo a passo ideal para o preparo correto do café, é possível alcançar uma nova experiência no consumo dessa bebida. Assim, você aproveita os benefícios que ela é capaz de garantir à sua saúde e tem acesso a uma xícara com mais sabor e cuidado na sua mesa. E se você tem essa curiosidade em experimentar novas possibilidades, saiba quais são os hábitos e práticas que podem ser repensados:
1 – Deixar a água ferver
O sabor do café muda bastante quando a água fervente tem contato com o pó, que acaba sendo queimado. O resultado é uma bebida mais amarga. Então, o ideal é desligar o fogo no ponto pré-ebulição, um pouco antes dele começar a borbulhar. Além disso, a perda de oxigênio causada pela fervura modifica todas as sensações que o grão é capaz de proporcionar, descaracterizando a experiência.
Associado a isso, jogar a água muito rápido sobre o pó ao fazer café coado também não é uma ação interessante. O indicado é umedecer a superfície do café com água quente para ativar o aroma e o sabor e, em seguida, despejar o restante suavemente no filtro para obter a maior qualidade possível.
No vídeo abaixo, nós mostramos um passo a passo de como fazer o preparo correto do café coado. Veja:
2 – Não limpar os equipamentos
A maioria dos equipamentos utilizados ao preparar um bom café não são descartáveis. Suporte para filtro de papel, bule, garrafa térmica, coador de pano, cafeteira italiana e máquinas de cápsulas são apenas alguns exemplos. Assim, fazer o preparo correto do café envolve, também, uma limpeza adequada desses itens. Restos de cafés antigos certamente já estarão oxidados e não é positivo que se misturem com uma bebida nova.
Nos demais materiais, os óleos do grão podem estar impregnados nas superfícies, alterando a qualidade e o aroma. Então, o ideal é lavar e secar os equipamentos com cuidado, seguindo as orientações dos fabricantes de cada um. Em relação às máquinas de cápsulas, especificamente, realizar um ciclo apenas com água já ajuda na limpeza.
3 – Utilizar qualquer água
Engana-se quem pensa que o fato da água ser quase fervida para preparar o café é suficiente para livrá-la de impurezas. Bom, é verdade que micro-organismos nocivos à nossa saúde não estarão mais ali, mas o cloro permanecerá. E ele, bem como outras impurezas que passam ilesas pelo processo de fervura, são capazes de modificar o sabor obtido no final. A recomendação, portanto, é utilizar água filtrada ou mineral.
4 – Mexer o café
Um hábito comum dos brasileiros ao preparar café coado é, enquanto a água está passando pelo filtro, ficar mexendo a borra com a colher, jogando ela para o centro. Para muitos, o objetivo é aproveitar ao máximo a potência da torra, mas o efeito acaba sendo o oposto. Esse movimento tira o aroma da bebida, impactando na qualidade final dela.
Das práticas diárias que fazem parte do preparo correto do café, uma das mais importantes é justamente não mexer no pó ou no filtro durante o período de extração. Para aproveitar ao máximo o sabor, siga aquela dica que já demos aqui: despeje a água vagarosamente. Isso é suficiente para ativar as propriedades do grão!
5 – Colocar açúcar na água
O café adoçado realmente é um costume da maioria das pessoas. Contudo, se você é uma delas, tenha a certeza de adicionar o açúcar diretamente na xícara, e não na água ou misturado com o pó. As razões principais são três:
- Respeito à individualidade de cada um: cada pessoa gosta de tomar café doce em níveis diferentes, uns mais, outros menos. Há quem não goste de nada de açúcar e também quem prefira adoçante. Além de tudo, adoçar na xícara é uma forma de cada um deixar a seu próprio gosto, mesmo dentro da mesma família.
- Cuidado com o ponto de fervura da água: ao adicionar açúcar na água, o ponto de fervura muda, pois a água doce não ferve no mesmo ponto da natural.
- Atenção com a pureza da água: por fim, voltamos ao tema do tópico 3, que reforça a necessidade de utilizarmos uma água pura para o preparo da bebida. E sim, pura também quer dizer sem açúcar, adoçante ou qualquer solução do tipo.
Para a bebida perfeita, escolha o café perfeito
Se você precisa de uma dica bônus, aqui vai uma: prefira um café de qualidade superior. Um café feito com grãos selecionados, que conte com o selo Abic de pureza e que seja vendido em embalagens apropriadas para conservar todo o sabor e aroma faz toda a diferença para quem quer desfrutar de uma bebida saborosa. E é exatamente isso que o Café América oferece a você!
Afinal, sabemos que cada um possui seu jeito todo especial de preparar o café — e que isso traz outras experiências, como lembranças da mãe, da avó, da infância ou de momentos especiais. Mas é sempre possível surpreender as pessoas que lhe ensinaram, não é mesmo? Até você mesmo pode ter contato com uma experiência nova e marcante! E suas escolhas fazem a diferença para isso.
Então, siga as nossas dicas e escolha o seu tipo preferido de café no nosso site! Em caso de dúvidas, você também pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição!
Deixe seu comentário