Você sabia que é possível aproveitar melhor o café que você prepara em casa todos os dias? Consequentemente, sua relação com a bebida alcançará um outro patamar e você conseguirá identificar novos aromas e nuances de sabores, além de conhecer outras formas de preparo e repensar alguns comportamentos. Ficou curioso? Então siga com a gente!
Como aproveitar melhor o café
É bem provável que, na sua rotina, o mais usual seja fazer café coado, certo? E isso é super normal, principalmente aqui no Brasil, que tem esse método de preparo como o mais comum. Então, o primeiro passo para aproveitar melhor o café é experimentar outras formas de prepará-lo. Você pode começar usando a cafeteira italiana (também conhecida moka):
E também a prensa francesa:
Ou mesmo investir em outros métodos, como o Hario V60, o sifão e o aeropress, que já apresentamos aqui no blog. Você vai perceber que cada um deles é capaz de ressaltar diferentes nuances da bebida.
Depois, a dica é aproveitar os benefícios do café em grãos, que tem o potencial de oferecer sensações únicas, pois preserva de um modo mais completo sabores e aromas. Para isso, você pode adquirir o hábito de comprar café em grãos e moê-los instantes antes do preparo, independentemente do método escolhido, garantindo novas experiências para o seu paladar.
Mais uma recomendação fundamental para quem quer aproveitar melhor o café é desapegar do açúcar. Por mais que adoçar o café seja super popular na cultura brasileira, este hábito mascara o gosto da bebida, impedindo que suas nuances de sabor e aroma sejam percebidas de forma integral — além, claro, de ser prejudicial à saúde.
É verdade que tomar café sem açúcar é um processo que exige tempo e determinação. Por isso, comece reduzindo a quantidade de açúcar devagar, diminuindo um tanto por semana, até conseguir eliminá-lo completamente da sua rotina. Em pouco tempo você vai conseguir sentir muito mais prazer em tomar uma xícara de café puro!
Outro cuidado essencial para preservar as características originais do café é armazená-lo corretamente. Muitas vezes, fica bonito ter potes de mantimentos na cozinha, padronizados e organizados lado a lado em uma área visível. E isso não faz mal algum para o arroz, o feijão ou o açúcar, porém, faz muito mal para o café, que pode ser oxidado ou perder a qualidade.
O ideal, aqui, é mantê-lo em sua embalagem original e, assim, colocá-lo dentro de um pote escuro, hermeticamente fechado, ao abrigo da luz e do calor. Desse modo, será muito mais fácil aproveitar todas as notas sensoriais que um bom café pode oferecer!
Por fim, fique atento ao café que você compra. Afinal, de nada adianta testar diferentes métodos de preparo, escolher opções em grãos, desapegar do açúcar e armazenar corretamente se o café não for resultado de uma seleção criteriosa, proveniente de regiões premiadas e de torra cuidadosa para garantir o melhor na sua xícara todos os dias.
E se o assunto é qualidade, você pode contar com o Café América! Em grãos, torrado e moído, cappuccino, em cápsulas ou solúvel, temos sempre uma opção ideal para você aproveitar melhor o café em diferentes momentos do seu dia. Acesse nosso site, conheça a variedade e experimente!
Deixe seu comentário