A busca por boas padarias, cafeterias, lanchonetes e outros estabelecimentos que trabalham com café cresce dia após dia. Isso porque as pessoas querem, cada vez mais, experimentar novos sabores, conhecer diferentes grãos e conferir métodos de preparo além dos tradicionais coado e expresso. Como consequência, não é só a exigência dos clientes que aumenta, mas a concorrência também. Nesse contexto, como melhorar a venda de café, aumentar a margem de lucro e se diferenciar no mercado?
Na dúvida sobre como melhorar a venda de café? Confira 4 dicas para começar
Para começo de conversa, quando falamos sobre como melhorar a venda de café, tenha em mente que não basta apenas fazê-lo bem feito. É preciso ir um pouco mais longe para realmente oferecer experiências diferenciadas aos clientes. Para ajudar você nessa missão, elencamos algumas dicas valiosas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo no seu negócio. Confira:
1 – Saiba tudo sobre café
Mostre ao seu público que você entende tudo sobre o mundo do café e que seu estabelecimento pode ser uma referência no assunto. Pesquise e aprenda sobre os diferentes tipos de grãos e de torra, sobre a origem e a história por trás das opções que sua loja oferece, com quais alimentos cada café pode ser harmonizado e assim por diante.
Ter essas informações na ponta da língua vai ajudar a encantar seu cliente, pois, mais do que uma xícara de café, você permitirá que ele conheça novos sabores, aromas e combinações capazes de conquistar de vez seu paladar. Ah, é fundamental que sua equipe também tenha repertório e uma relação próxima com o café para auxiliar o consumidor na hora de escolher a melhor bebida e descobrir novas possibilidades.
2 – Disponibilize cafés para fazer em casa
Que tal organizar uma vitrine com diferentes opções de café para as pessoas comprarem e prepararem em casa também? Assim, sua loja pode se tornar uma autoridade para os coffee lovers que, além de aproveitarem toda a experiência do seu espaço, podem adquirir um café de qualidade para surpreender amigos e familiares — opções que não são encontradas facilmente em qualquer supermercado da cidade.
Imagine que seus clientes gostem muito do café que você serve e se impressionem com a história dele, entendendo o real valor do produto. Não será difícil convencê-los a comprarem um pacote para consumirem em casa, não é verdade? E pode acreditar: as chances de retorno aumentam consideravelmente com essa prática.
3 – Aposte na variedade dos produtos
Bom, você mostrou que entende do assunto e oferece bons cafés para consumo no local e para serem preparados em casa. O próximo passo, então, é apostar na variedade — tanto de cafés quanto de itens relacionados a eles. Afinal, se o seu estabelecimento virou uma referência para as pessoas, com certeza elas esperam encontrar novidades quando forem visitá-lo.
Isso não significa que você precisa disponibilizar todos os cafés do mundo ou todos os utensílios que tenham a ver com a bebida, como moedores, cafeteiras, filtros e xícaras, por exemplo. Aqui, o importante é oferecer opções suficientes para os clientes se sentirem mais motivados a voltarem à sua loja, seja para “pedir o de sempre”, seja para conhecer e experimentar diferentes bebidas à base de café.
Ainda nesse sentido, avalie oferecer kits de produtos. Você pode montar kits com cafés em grãos gourmet e premium, por exemplo, ou mesmo inserir ao conjunto um moedor e um par de xícaras diferentes, que preservem a temperatura do líquido por mais tempo. Além disso, pode permitir que o cliente crie um kit personalizado para presentear alguém especial. Aqui, a criatividade conta muito!
4 – Invista no marketing
O cliente conheceu seu estabelecimento, se encantou e, provavelmente, vai voltar em outros momentos. Mas saiba que você pode ajudá-lo a realmente retornar. Como? Investindo nos canais certos de comunicação.
- Redes sociais
Pesquisas apontam que, no Brasil, as redes sociais mais utilizadas são YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. Embora seja interessante, essa informação não deve ser decisiva para sua escolha, pois você deve optar pelos canais que realmente tenham a ver com o seu produto e com o seu público-alvo. E, muitas vezes, estar em apenas um deles é o suficiente, desde que você crie e compartilhe conteúdos relevantes, claro.
Você pode, por exemplo, mostrar diferentes métodos de preparo de café, dar dicas de harmonização da bebida, explicar as características dos produtos vendidos, divulgar as novidades que estão chegando na sua loja, além de falar sobre promoções e horários especiais de atendimento. O importante é sempre usar boas imagens e bons textos, num tom de voz que realmente converse com seu público.
Ah, outra dica é compartilhar fotos de clientes satisfeitos com o seu estabelecimento, gerando um marketing super positivo e agregando ainda mais valor ao que você vende!
- WhatsApp e e-mail marketing
Ninguém discorda que o WhatsApp chegou para ficar e que pode ser muito benéfico também para relacionamentos comerciais. A grande questão é saber usá-lo com moderação e a seu favor. Então, nada de sair criando listas de transmissão e mandando mensagens com uma frequência muito alta.
Priorize o envio de informações relacionadas a novidades, promoções e eventos, que têm mais potencial de levar as pessoas ao seu estabelecimento. E sempre varie a comunicação, criando empatia com os consumidores. De repente, aliadas ao WhatsApp, ações de e-mail marketing podem ser interessantes, pois são comunicados que as pessoas verão em momentos determinados, com mais calma, sem inúmeras outras mensagens de notificação piscando na tela do celular.
Porém, fique atento: para se comunicar com seus clientes nesses meios, é fundamental que eles deem autorização para isso.
Lembre-se que cada detalhe importa
Por fim, quando o assunto é como melhorar a venda de café no seu estabelecimento, não esqueça que cada detalhe importa para conquistar e, mais do que isso, fidelizar os clientes. Ou seja, escolha sempre com cuidado seus fornecedores para garantir a variedade e, principalmente, a qualidade dos produtos oferecidos.
Nesse sentido, você pode contar com o Café América! Temos um portfólio de cafés expressos, filtrados, em cápsulas, cappuccinos e solúveis para proporcionar diferentes experiências aos seus clientes. Tudo sob a chancela da Intercoffee, que desde 1962 trabalha para entregar ao mercado o melhor do café!
E temos um canal de atendimento dedicado ao varejo. Por isso, na hora de comprar em grande quantidade, chame nossa equipe no WhatsApp — (11) 91244-2978 — e faça seu pedido com o melhor custo-benefício!
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