Se você é um verdadeiro coffee lover ou começou recentemente a dar os primeiros passos no vasto mundo do café, provavelmente já ouviu falar de blend, certo? Afinal, este termo está se tornando cada vez mais conhecido e valorizado nesse mercado, pois combina ciência e criatividade para atingir um equilíbrio perfeito de sabores que encantam os mais diversos paladares.
Mas qual é a definição exata de blend de café, suas vantagens e como ele pode ser feito? É o que vamos explicar no artigo de hoje. Acompanhe!
O que é blend de café
A palavra blend vem do inglês e significa mistura. E, na prática, é exatamente isso que um blend de café representa: estamos falando de uma mistura de diferentes grãos que dão origem a uma bebida única, que une todas as características dessa variedade utilizada na composição.
Os blends de café são comercializados há bastante tempo, principalmente unindo o café arábica ao café robusta — as duas espécies mais produzidas e consumidas no Brasil e no mundo — em cafés solúveis, cafés expressos e também em outras opções de preparo.
Enquanto o café arábica se destaca por ser mais adocicado e ácido, com diferentes notas, o robusta é mais encorpado e forte. Ou seja, esse é um exemplo de como um blend reúne o melhor de dois ou mais tipos de grãos, formando um café de sabor e aroma exclusivos.
É isso que define um bom blend: o uso de grãos de qualidade, que variam em diferentes aspectos e que, juntos, dão origem a novas experiências ao paladar e ao olfato. E diante de toda a variedade de grãos e sensações transmitidas pelo café, opções de blends não faltam!
Como é produzido um blend de café
O blend entre o arábica e o robusta é apenas um exemplo de como essas combinações entre grãos podem ser feitas para enriquecer a bebida. Isso porque é possível, ainda, combinar grãos diferentes em relação às variedades, subvariedades e outros aspectos. Veja:
- Blend de variedades: o café arábica está disponível em diversas variedades, como o Mundo Novo, o Bourbon e o Catuaí, e é possível combiná-las para formar uma nova bebida.
- Blend de subvariedades: é possível fazer uma combinação entre subvariedades, a exemplo do Bourbon Vermelho e do Bourbon Amarelo, aproveitando as nuances de cada grão.
- Blend de regiões: a mistura de cafés de diferentes regiões, e que promovem sabores, aromas e sensações distintos, é outra possibilidade, como Mogiana e Sul de Minas.
- Blend de processos: outra opção é misturar grãos que passaram por diferentes processos após a colheita, como processo natural (grãos secam ao sol), lavado (grãos ficam de molho e secam sem a polpa) ou cereja descascado (casca removida antes de secar).
Todas essas opções mostram que não faltam possibilidades na produção de blends de café, extraindo o melhor de cada grão para dar origem a bebidas únicas e que podem agradar a diversos paladares. Aliás, essa é a grande vantagem dos blends: alcançar sabores e aromas que atendam às preferências de cada pessoa.
Como é o processo de criação de um blend de café
Há diversos blends de café já prontos, como alguns produtos Café América, que oferecem mais praticidade no preparo. Nesse caso, os grãos são selecionados por profissionais que avaliam fatores como acidez, doçura, corpo e todos os processos envolvidos no cultivo dos grãos e no preparo da bebida para garantir experiências incríveis.
Mas você também pode fazer o seu blend em casa, ainda que não de forma profissional, buscando o melhor sabor de acordo com o seu gosto. Essa, aliás, é uma boa maneira de conhecer melhor toda a variedade de grãos pela qual o nosso país é conhecido.
Para isso, o primeiro passo é buscar grãos de qualidade, experimentar as opções e considerar quais agradam mais seu paladar em relação à doçura, corpo, acidez e outras características. Com base nisso, é possível misturar de dois a quatro tipos de café já prontos e avaliar se o resultado ficará conforme o esperado.
Se sim, o próximo passo é fazer a mistura com os grãos, seguindo a proporção que você gostou. Eles podem estar já torrados e moídos ou você pode fazer a torra e a moagem também em casa, de acordo com a sua preferência. Feito isso, é só preparar o seu café e aproveitá-lo!
Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor o que é blend de café e que se sinta inspirado a provar diferentes combinações para garantir sempre bebidas deliciosas na sua xícara! E continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações e dicas super legais sobre esse incrível universo do café!
Deixe seu comentário