moer café em casa

Conheça o passo a passo para moer café em casa e experimentar a bebida perfeita

moer café em casa

Moer café em casa é um ritual eficaz para você apreciar todo o sabor que este grão é capaz de proporcionar. A explicação para isso não tem nada a ver com marketing: é ciência pura. É que qualquer alimento em contato com o oxigênio oxida, interferindo nas suas características naturais. E moídas, as partículas do grão ficam ainda mais sensíveis a esse processo.

No caso do café, essa oxidação provoca a evaporação dos óleos aromáticos, afetando negativamente a percepção de sabores específicos, como os florais e os frutados. Ou seja, se você compra um café comum, tradicional, essas notas sensoriais não estão presentes. Mas se você adquire um café gourmet ou premium para ter essa experiência e demora a consumi-lo depois da moagem, também perde muito.

Naturalmente, boas marcas de café se preocupam com a conservação e acondicionam seus produtos em embalagens que mantêm ao máximo as características originais dos grãos. Porém, por melhor que seja esse trabalho, não é a mesma coisa do que moer café em casa logo antes do consumo. Por isso, vamos apresentar algumas dicas para ajudá-lo a provar a bebida perfeita!

Como moer café em casa

Na internet, há muitas receitas sobre como moer café em casa, mas a única maneira de cumprir esse ritual corretamente é utilizando um equipamento específico. Elétrico ou manual, robusto ou compacto, com hastes de metal ou cerâmica, tanto faz. É lógico que você precisa escolher o modelo que mais atende às suas expectativas, mas o primordial é ter um moedor específico para café.

Utilizar moedor de pimenta, de castanhas ou de sal pode invalidar toda a experiência que você busca ao moer o café imediatamente antes do consumo. Da mesma forma, aproveitar o moedor de café para processar outros produtos também não é indicado. Nos dois casos, o problema é que o uso compartilhado deixa resquícios que alteram o sabor da bebida.

Então, sabendo que para moer café em casa você precisa de um aparelho exclusivo para este ritual, que tal conhecer alguns modelos disponíveis no mercado e as características de cada um deles?

Manual

Como o próprio nome sugere, o mecanismo consiste em girar uma manivela para moer os grãos. Normalmente, este modelo processa café suficiente para uma xícara, com regulagem de granulometria. O processo leva em torno de 5 minutos, dependendo do moedor. Trata-se de uma opção mais barata, mas menos prática para o dia a dia.

Elétrico simples

Este modelo também processa uma quantidade de grãos ideal para uma xícara de café. Entretanto, o trabalho é mais rápido e prático, bastando pressionar um botão. Alguns não têm regulagem de granulometria, então o tempo de processamento tenta compensar essa falta ― quanto mais tempo moendo, mais fino fica o pó.

Elétrico profissional

Este modelo não é tão compacto quanto os dois primeiros, porém, oferece uma moagem de ponta. Ele consegue processar mais grãos por vez, agilizando o preparo de uma quantidade maior de xícaras. Além disso, faz todo o trabalho rapidamente, de forma bem prática, e possibilita diversas granulometrias diferentes.

Dicas para a melhor moagem

Como apreciar um bom café é quase uma arte, há alguns detalhes em todo esse ritual que tornam ele ainda melhor. Utilizar um moedor específico para café é apenas uma orientação básica, mas temos outras contribuições úteis para que a sua experiência seja mais marcante. Acompanhe!

  • Prefira moedores com lâminas do tipo cônicas às de hélice. É que a hélice, em vez de moer, corta o grão, resultando numa trituração menos uniforme.
  • Lâminas de cerâmica também são ótimas opções. Apesar de a cerâmica ser mais frágil, ela é mais econômica e não esquenta. O calor gerado pela lâmina de aço interfere no sabor do grão, ainda que de forma muito moderada.
  • Ajuste a granulometria de acordo com a forma de preparo. A escolha incorreta pode deixar o café muito fraco ou muito forte, dependendo do recurso utilizado. Para ajudar, conheça os tipos de moagem para cada método:
    Grosso: fica com uma característica parecida com o sal grosso. Ideal para a prensa francesa.
    Médio: lembra a areia grossa, indicado para o café coado.
    Fino: um pouco menos granulado do que açúcar refinado. Bom para uso em cafeteiras com filtro e cafeteira italiana.
    Extra fino: semelhante ao talco, um nível de granulometria nem sempre possível em moedores mais simples. Indicado para preparo no método ibrik (turco ou árabe).

E o liquidificador? Pode usar?

Não é o ideal. Você pode até encontrar indicações de uso do liquidificador ou do mixer para moer café em casa, mas essa prática resulta em uma moagem sem uniformidade. Assim, o café tende a não ser tão bom.

Por mais que a hélice metálica dos moedores de café tenha um mecanismo parecido, ele não é exatamente igual ao do liquidificador e o desenho do recipiente é outro. Essas particularidades fazem muita diferença no resultado final.

O mesmo problema você pode ter ao moer os grãos manualmente em um pilão. Essa técnica até pode dar razoavelmente certo, mas vai exigir muito tempo e esforço para, ainda assim, não entregar o que há de melhor no café.

Café em grãos de qualidade: a melhor forma de consumir a melhor bebida

Por fim, a melhor maneira de consumir o melhor café, aliando precisão, agilidade, sabor e aroma, é escolhendo uma marca de confiança e com tradição em excelência na produção de cafés. Com o Café América, você tem a certeza de consumir uma bebida extraída de grãos selecionados e safras especiais que garantem um café mais rico e encorpado, com sabor inconfundível!

CAFÉ AMÉRICA TORRADO EM GRÃOS

CAFÉ AMÉRICA TORRADO EM GRÃOS

Grãos cuidadosamente selecionados que garantem o frescor e o aroma do espresso moído na hora.

FAÇA SEU PEDIDO

Conheça nosso portfólio e descubra uma nova forma de apreciar a bebida favorita dos brasileiros, aproveitando o máximo do sabor e da experiência que um bom café é capaz de oferecer. Em caso de dúvidas sobre os nossos produtos ou opções de café, deixe a sua mensagem no espaço abaixo! Estamos sempre à disposição!

Deixe seu comentário