Cafeteria própria ou franquia de cafeteria? Na hora de empreender e investir em um novo negócio, muitas dúvidas podem surgir, e essa é uma das mais comuns em se tratando do ramo das cafeterias, que vem crescendo no Brasil. Pensando nisso, neste texto abordamos os prós e contras de cada modelo para ajudar você a tomar a melhor decisão para o seu negócio. Vamos lá?
Os prós e contras de uma franquia de cafeteria
As franquias são modelos de operação em que o criador da marca, o franqueador, cede o direito de uso dela aos franqueados. Dessa forma, todo o negócio é replicado, desde o design das lojas até a identidade visual da empresa, passando também, é claro, pelo portfólio de produtos. McDonalds e Burger King, por exemplo, são algumas das franquias mais famosas do mundo, espalhadas por diversos países.
Todas essas características promovem vantagens e desvantagens ao investir em uma franquia. E, por isso, é importante avaliar cada uma delas antes de tomar uma decisão.
Vantagens de uma franquia de cafeteria
- Marca conhecida e consolidada
Muitas franquias de cafeterias são marcas reconhecidas pelo seu público, com produtos já validados pelo mercado. Dessa maneira, você pode iniciar o negócio com boas oportunidades de venda, além de não precisar investir tanto na divulgação da marca.
- Modelo de negócios pronto
Em uma franquia, todos os franqueados seguem um mesmo padrão, o que abrange o projeto arquitetônico da loja, os fornecedores, os equipamentos, o cardápio e toda a identidade visual. Além de evitar erros, essa característica ajuda a economizar tempo e dinheiro.
- Assistência ao franqueado
Mais do que disponibilizar todas as informações que você precisa para abrir a sua franquia, o detentor da marca também pode prestar assistência técnica para o seu negócio. Os termos e condições variam de acordo com cada franquia e devem ser consultados.
Desvantagens de uma franquia de cafeteria
- Criatividade limitada
Em uma franquia, toda a operação é padronizada, basta tomar como exemplo o McDonalds: os mesmos lanches são servidos em todo o mundo. Desse modo, você não tem muita liberdade para criar, seja no cardápio, seja na identidade visual ou em outros aspectos.
- Taxa inicial
Se você estiver pensando em abrir uma franquia, o primeiro passo é conhecer melhor a marca desejada, que geralmente cobra uma taxa para abrir os “bastidores” do seu negócio. Essa taxa ainda não é a compra do direito de uso, já que é usada apenas para o compartilhamento dos dados.
- Royalties sobre o faturamento
Ao ser um franqueado, você precisa pagar royalties ao detentor da marca, número que incide sobre o seu faturamento bruto. Assim, faturando muito ou pouco, você terá de pagar esse valor, cujo percentual pode variar.
Os prós e contras de uma cafeteria própria
Uma cafeteria própria é completamente idealizada pelo empreendedor, a não ser que você compre um negócio já estabelecido, o que também é uma opção. Nesse caso, toda a responsabilidade sobre a abertura do negócio é sua, incluindo o projeto arquitetônico do local, a escolha dos equipamentos, a identidade visual da marca e a definição do cardápio, por exemplo.
Assim, investir em uma cafeteria própria também tem suas vantagens e desvantagens, pontos que devem ser avaliados para escolher o melhor tipo de negócio.
Vantagens de uma cafeteria própria
- Liberdade para criar
Em uma cafeteria própria, você não precisa seguir nenhum padrão, uma grande vantagem para quem gosta e quer criar coisas diferentes na identidade visual, no design da loja e até mesmo no uso de equipamentos e na contratação de fornecedores.
- Cardápio variado
A liberdade criativa também vale para o cardápio, já que você pode incluir criações exclusivas da sua cafeteria. Em um negócio próprio, é possível incluir e excluir suas criações quando quiser, além de fazê-las com os equipamentos e fornecedores que desejar.
- Lucro e sucesso exclusivos
Em uma cafeteria própria, você não deve royalties a ninguém e todo o faturamento é seu, bem como o sucesso da sua marca. Aliás, com o tempo e o desenvolvimento do negócio, há a possibilidade de você se tornar um franqueador.
Desvantagens de uma cafeteria própria
- Investimento de tempo e dinheiro
Em uma cafeteria própria, você precisa começar do início, já que não há nenhum padrão preexistente. Isso significa estudar, planejar e investir em todas as áreas do negócio, como estoque, compras, atendimento, marketing e muito mais.
- Erros e acertos
Abrir um novo negócio é estar sujeito a erros e acertos, ainda mais quando você não tem um padrão para seguir, como nas franquias. Por isso, os erros são uma desvantagem ao abrir uma cafeteria própria e é preciso estar preparado para lidar com eles.
- Maior prazo de retorno
É comum que o prazo de retorno do investimento seja maior na cafeteria própria em relação à franquia. Afinal, o investimento costuma ser maior, a marca é desconhecida e as vendas podem demorar um pouco mais a engrenar.
Franquia própria ou cafeteria própria: em qualquer negócio, priorize o café de qualidade
Como vimos, investir em uma cafeteria própria ou franquia de cafeteria traz prós e contras, mas esperamos que este artigo ajude você a tomar a melhor decisão! E lembre-se que, seja qual for o seu modelo de negócio, o café de qualidade é essencial: por isso, conheça toda a variedade de produtos do Café América e conte conosco para garantir o sucesso da sua cafeteria!
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