quantas xícaras de café podem ser bebidas por dia

Você sabe quantas xícaras de café podem ser bebidas por dia?

quantas xícaras de café podem ser bebidas por dia

Uma xícara de café ao acordar, outra após o almoço e mais uma (ou algumas) durante o trabalho — um hábito que se repete todos os dias. Essa é, de fato, a realidade de muitas pessoas. Mas será que é saudável ou faz mal para a saúde? Ou ainda: quantas xícaras de café podem ser bebidas por dia?

O café é muito apreciado pela sua riqueza de aromas, sabores e a variedade de métodos de preparo, que permitem criar diversas combinações deliciosas. Também é o queridinho entre aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável, já que é rico em compostos bioativos, com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenas.

Ele é ainda um potente estimulante natural e, em doses moderadas, aumenta o estado de alerta, melhora o foco e reduz a sonolência. Porém, em excesso ou em pessoas sensíveis aos seus compostos, pode causar insônia, aceleração cardíaca e, em casos específicos, pode irritar o estômago.

Como diz o ditado popular, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Por isso, é fundamental se atentar à quantidade de café que você bebe e observar como seu organismo reage.

Quantas xícaras de café podem ser bebidas por dia?

Embora seja uma bebida saudável, é necessário ter alguns cuidados. A European Food Safe Authority (EFSA), maior órgão de segurança alimentar da Europa, afirma que adultos com boa saúde podem consumir entre 200 e 400 miligramas de cafeína diariamente.

Com isso em mente, quantas xícaras de café podem ser bebidas por dia? A resposta é entre 2 e 4 xícaras de café — exceto se você for sensível à cafeína, claro. De acordo com a EFSA, essa é uma quantidade considerada segura para o consumo de pessoas saudáveis.

Um artigo publicado pelo presidente do Departamento de Nutrição da Harvard TH Chan School of Public Health, Frank Hu, afirma que as evidências gerais mostram que o café tem sido mais saudável do que prejudicial em termos de resultados para a saúde. Inclusive, reforça que o consumo conforme a quantidade diária recomendada está associado a uma menor probabilidade de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, depressão, Parkinson e alguns tipos de câncer.

Quem deve evitar beber café todos os dias?

Pessoas que são sensíveis aos efeitos do café ou da cafeína devem evitar o consumo ou fazê-lo sob prescrição médica. A recomendação geral é que crianças, grávidas ou quem tem gastrite, ansiedade, cardiopatia ou consome suplementos com alta dose de cafeína passe longe da bebida.

Se você não apresenta nenhuma das condições acima, mas ainda assim tem dúvidas quanto ao seu organismo aceitar bem o café, monitore alguns sintomas após a ingestão de uma xícara. Observe se você sente insônia, nervosismo, ansiedade, aumento da frequência cardíaca, dor de cabeça, náusea ou dor de estômago, efeitos comuns que o excesso de cafeína pode causar. Em caso positivo, diminua a quantidade de xícaras na sua rotina e busque a orientação de um especialista.

O café pode viciar?

Não é raro ouvir de pessoas que são apaixonadas por café que nos dias em que não consomem a bebida percebem sintomas de abstinência. Mas será que o café vicia mesmo? A resposta é não! Cientistas e pesquisadores já comprovaram que ele não causa vício. Na verdade, essa sensação é simplesmente reflexo de um hábito que o corpo adquiriu.

Tomar café engorda?

Com efeito estimulante, o café é um poderoso aliado da prática de exercícios, aumentando a disposição. Além disso, um estudo publicado no The Journal of Nutrition identificou que mulheres que consumiam de 2 a 3 xícaras por dia (sem adição de qualquer ingrediente, como açúcar ou leite), apresentaram um índice menor de gordura corporal total e percentual de gordura corporal do tronco. No entanto, em casos assim, é preciso associar a ingestão de café a outros fatores que contribuem para a perda de peso, como genética, alimentação balanceada e, como dito, exercícios físicos.

Fique de olho!

Bom, deu para ver como o café oferece inúmeros benefícios para a saúde, não é mesmo? Mas é importante se conhecer e perceber como o seu organismo se comporta após a ingestão da bebida para entender seu limite saudável. Na dúvida, fique dentro da quantidade de xícaras que podem ser consumidas por dia e, claro, escolha cafés de qualidade, como as opções oferecidas pelo Café América, para aproveitar sempre os melhores sabores e aromas!

CAFÉ AMÉRICA – O melhor do café no conforto do seu lar!

Café América

O melhor do café no conforto do seu lar!

PEÇA AGORA

Deixe seu comentário