Se há uma bebida que tem conexões históricas, afetivas, econômicas e sociais com o brasileiro, sem dúvidas, é o café. Ele já foi fundamental para o crescimento do país no século 19 e até hoje é um grande símbolo nacional. Então, para celebrar o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, neste artigo vamos apresentar algumas curiosidades sobre o café no Brasil. Muitas delas, inclusive, pouco conhecidas.
8 curiosidades sobre o café no Brasil
Para analisar a importância da cafeicultura para o país, reunimos os principais fatos que, tendo o café como protagonista, movimentaram — e continuam influenciando — a história brasileira. Acompanhe com a gente:
1 – O coador de pano é o método queridinho dos brasileiros
Qual é o seu método de preparo favorito? Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Axxus (2021), 59% das pessoas utilizam o coador de pano para fazer café no Brasil. O acessório, composto por um arco e um tecido, foi uma das formas mais comuns de preparar a bebida durante anos no país, quando o coador de papel ainda não era tão popular e não havia tantos acessórios disponíveis no mercado. E mesmo após a evolução da cultura do café, com a inserção de diferentes métodos de preparo no dia a dia, o coador de pano continua líder nas casas brasileiras.
2 – Bandeira Imperial com café
A bandeira do Brasil Imperial de Dom Pedro I, Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, possui um ramo de café, assim como o brasão. Ele representava a força da economia cafeeira. Incrível o poder de um grão, não é mesmo?
3 – Política do Café com Leite
Se você lembra das aulas de história, vai reconhecer esse nome. A Política do Café com Leite foi uma estrutura de poder constituída na República Velha (1889-1930), quando os cafeicultores de São Paulo e os fazendeiros de Minas Gerais assumiram o poder e se revezaram ocupando a presidência do país.
Na época, os dois estados eram os maiores colégios eleitorais, representando ⅓ da população. A combinação do nome se referia à produção de café em São Paulo e de leite em Minas Gerais.
4 – Preço recorde do café
Em 1969, uma geada no Paraná destruiu cerca de 80% da safra que estava para se desenvolver, ocasionando uma elevação nos preços do café. No ano seguinte, a doença, conhecida como ferrugem alaranjada do cafeeiro, dizimou ainda mais a produção, que já estava frágil. Isso fez com que os preços subissem ainda mais, chegando a cerca de 400 dólares por saca, um dos valores mais altos da história nacional!
5 – Tarsila do Amaral, a artista do café no Brasil
Uma das mais prestigiadas artistas do mundo, Tarsila do Amaral tem um pezinho na história do café no Brasil. Ela veio de uma família tradicional paulista, com muitos recursos financeiros, e cresceu em uma fazenda cafeeira. Foi graças ao dinheiro vindo do café que Tarsila conseguiu estudar fora do país e desenvolver seus talentos na pintura, que são admirados até hoje. Tanto que, durante a Grande Crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão Econômica, sua família precisou vender as propriedades e Tarsila perdeu quase toda a sua fortuna.
6 – Pessoas tomam mais café ao acordar
É tão bom acordar e preparar uma xícara de café fresquinho para dar aquela energia logo cedo, não é verdade? E parece que esse é mesmo o hábito da maioria das pessoas. Ao menos é isso que mostra uma pesquisa do Instituto Axxus (2021), que aponta que 98% dos brasileiros tomam café ao acordar e que 89% preferem tomar café no período da manhã.
7 – O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo
Não há dúvidas de que nós, brasileiros, somos apaixonados por café. Tanto que, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2022, foram consumidas por aqui 21,3 milhões de sacas e o consumo per capita foi de 5,96 kg por ano de café cru e 4,77 kg por ano de café torrado. E você, será que consegue dimensionar o quanto consome em um ano?
8 – Filme sobre o café no Brasil
Você sabia que existe um filme sobre o cenário histórico do café no Brasil? Ele foi produzido em 1958, no Rio de Janeiro, e está disponível no YouTube. O curta “O café – história e penetração no Brasil”, em preto e branco, apresenta a trajetória do grão do plantio à distribuição, passando pela colheita, pelo beneficiamento e pelo transporte. Além disso, aborda aspectos relacionados ao consumo e trabalho na safra. É uma verdadeira forma de viajar no tempo e aprender mais sobre a bebida que tanto gostamos!
E aí, o que você achou das curiosidades? Nossa bebida favorita é realmente capaz de surpreender em vários aspectos, da variedade de grãos até a forma como ela afeta e se conecta com a nossa história! Falando nisso, que tal aproveitar para comemorar o Dia Nacional do Café preparando um bom Café América?
Deixe seu comentário