café expresso

5 curiosidades sobre o café expresso que você precisa conhecer

café expresso

O café expresso é o queridinho dos coffee lovers pelo mundo e é um dos mais consumidos pelos italianos, criadores da bebida. Mas, mesmo sendo tão popular, ele ainda esconde fatos muito curiosos que apreciadores e até mesmo alguns especialistas e baristas experientes desconhecem. Neste artigo, separamos cinco deles que, com certeza, vão surpreender você.

Presente em qualquer cafeteria, o expresso é um café preparado em máquinas especiais, com um sistema exclusivo em que a água passa pelo grão moído sob forte pressão. O resultado é uma bebida mais intensa, aromática e com leve cremosidade. Inclusive, já explicamos em detalhes esse processo aqui no blog. É só clicar aqui para conhecer!

Mas além da engenhosidade desenvolvida para conseguir preparar o café expresso, existem também hábitos culturais que tornam a bebida um símbolo tanto no mundo cafeeiro quanto na Itália, seu país de origem. Por isso, há muita história e fatos curiosos envolvendo uma simples xícara da nossa bebida favorita.

5 curiosidades sobre o café expresso

Embora seja amplamente conhecido mundo afora, existem diversas curiosidades nada óbvias e outras surpreendentes sobre o café expresso, que vão desde o tipo de xícara em que ele deve ser servido até questões relacionadas à certificação de qualidade. Veja só:

1 – Origem do nome

Em 1901, o italiano Luigi Bezerra desenvolveu uma tecnologia inovadora para a época, que mudaria a forma de consumo de café no mundo: uma máquina vertical, que aquecia a água em uma caldeira para gerar vapor e, assim, impulsionar a passagem da água pelo pó de café. Em poucos segundos, era possível extrair um café fresco e quentinho. Daí a origem do nome: expresso. Ou, como os italianos preferem, espresso, que significa sob pressão, remetendo ao processo de preparo da bebida, feito apenas em uma máquina apropriada.

2 – Existe um padrão de café expresso

Quer saber como identificar se o seu expresso está dentro do padrão? O Instituto Espresso Italiano (IEI) é uma instituição que tem a missão de proteger e promover a cultura do café na Itália, envolvendo uma comunidade de torrefadores, fabricantes de máquinas de café, moedores e demais parceiros.

De acordo com o IEI, um bom expresso não é resultado de um simples procedimento mecânico. Muito pelo contrário, depende da paixão e da habilidade de quem o prepara. E para garantir que milhares de italianos possam identificar se estão bebendo um verdadeiro expresso, existe um perfil padrão que deve ser atendido.

O instituto explica que uma xícara de 25 ml de café expresso deve apresentar um creme espesso com textura fina, de cor avelã a castanho escuro, realçado por um tom castanho claro. O aroma deve ser intenso e rico, com notas de flores, frutas, chocolate e pão torrado. Já na boca, ele deve se apresentar encorpado e aveludado, amargo e nunca adstringente.

Parece complicado, mas com técnica e dedicação, é possível fazer um café dentro do padrão em qualquer lugar do mundo. E aí, sabendo disso, será que você tem tomado o verdadeiro expresso italiano aqui no Brasil?

3 – Para que serve a dose de água

Quando você pede um expresso na cafeteria, recebe a xícara de café e um pequeno copo, com uma dose de água com gás. Qual você costuma beber primeiro? Essa é uma dúvida muito comum, mas a verdade é que a água com gás deve ser consumida antes do café, pois sua função é limpar o paladar para que você consiga perceber a complexidade de sabores do expresso.

Além da água, no Brasil é comum servir o café acompanhado também de um pequeno biscoito ou chocolate, a fim de oferecer um doce para diminuir o amargor da bebida no paladar. Contudo, é um assunto polêmico, já que os mais puristas defendem que o ideal é apreciar o café expresso puro.

4 – Existe uma certificação para cafés na Itália

Na Itália, a paixão pelo expresso é levada tão a sério que existe o Certificado Espresso Italiano, selo criado pelo Instituto Espresso Italiano para proteger e promover a bebida original. A certificação, criada em 1999, tem como objetivo garantir que as pessoas saibam a qualidade do café que estão consumindo nos bares e cafeterias, para que tenham certeza de que estão tomando um expresso de primeira!

Para isso, existe uma rígida especificação técnica, que exige das cafeterias o uso de marca de café certificada, equipamentos certificados e pessoal licenciado. O cumprimento das regras é supervisionado por especialistas do IEI e por auditores.

5 – Há xícaras específicas para café expresso

Tomar café expresso em qualquer xícara? De jeito nenhum! A tradição pede um recipiente correto para ressaltar o potencial da bebida, incluindo seu aspecto visual e aromático. Ou seja, a xícara tem o importante papel de valorizar e permitir a análise visual do café, além de ter o formato adequado para que os aromas possam ser apreciados pelos consumidores.

Por isso, a xícara perfeita para café expresso é a de porcelana — que mantém a temperatura do líquido —, com fundo curvo e alça de fácil manuseio. Além disso, o ideal é mantê-la aquecida a 40 °C antes de servir o café. Recipientes com interior colorido ou preto? Nem pensar! Eles até podem ter cores por fora, mas, por dentro, é fundamental que sejam brancos para não alterar a cor encantadora do expresso.

E então, você já conhecia alguma dessas curiosidades? Depois de descobrir esses fatos interessantes e culturais sobre a bebida, ficou ainda melhor tomar uma bela xícara de expresso, não é verdade? E como tudo sempre pode melhorar, aproveitamos para convidar você a conhecer a variedade de café expresso América! São opções em grãos premium, gourmet e ristretto para satisfazer os paladares mais exigentes. Clique aqui para saber mais e aproveite para fazer seu pedido!

CAFÉ AMÉRICA - Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

Café América

Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

EXPERIMENTE JÁ

Deixe seu comentário