florada do café

Saiba mais sobre a florada do café

florada do café

Imagine inúmeros pés de cafés, organizados meticulosamente em filas a perder de vista, repletos de folhas. Agora, imagine esse mesmo cenário coberto com flores brancas preenchendo toda a plantação e mudando a paisagem de um cafezal. Verdade seja dita, a época da florada do café é de tirar o fôlego!

Mas, mesmo sendo fascinante, sua importância é muito maior do que apenas estética. Isso porque é a partir dela que os agricultores identificam como será a produção dos grãos no ano.

O que é a florada do café

A florada do café é um processo natural de desenvolvimento do cafeeiro para gerar frutos. Ela acontece na estrutura da planta, entre o caule e as folhas, em uma região conhecida como axila foliar do pé de café, onde nascem as gemas.

Essas gemas entram em dormência no período seco e se tornam reprodutivas com a chegada das chuvas. É nessa fase que elas se hidratam, os botões florais crescem e, cerca de 10 dias depois, as flores se abrem, mudando completamente a paisagem do campo.

Geralmente, o processo de hibernação ocorre de janeiro até agosto. E a florada, especialmente do café tipo arábica, acontece na primavera, entre setembro e novembro. Em alguns casos raros, pode ocorrer mais de uma florada, dependendo das condições climáticas e outros fatores característicos.

Ah, uma informação interessante é que os cafeeiros começam a florescer, em média, de três a quatro anos após o plantio — e a fase de floração pode durar até quatro meses.

A importância da florada do café para produtividade

A florada do café funciona como um termômetro, pois é ela que dá os indícios de como será a produção dos frutos. Por isso, um dos principais desafios do cafeicultor é garantir o maior número de flores possível, a fim de ter uma boa produtividade de café.

A quantidade de botões florais depende do desenvolvimento anterior da planta, como o número de nós, que dão origem a novos ramos e folhas. Isso quer dizer que quanto mais folhas no pé, maior o estímulo de flores para a temporada de florada. Quer dizer, são diversos fatores que precisam estar em harmonia para que seja obtida uma produção farta de café.

Se a florada for intensa, saudável e uniforme, é sinal de que haverá maturação regular dos frutos e, como consequência, serão produzidos grãos de excelente qualidade! Agora, quando um dos elementos entra em desequilíbrio, seja por fatores climáticos, seja pelo surgimento de pragas ou falta de adubação correta, a produtividade do café será totalmente prejudicada, acarretando grandes prejuízos para o produtor — incluindo perda de tempo, pois ele precisará recuperar o cafezal para uma nova safra.

Mas não há fórmula mágica. É necessário muito estudo e conhecimento técnico para acompanhar de perto o desenvolvimento das plantas e, assim, garantir um bom período de florada para potencializar a produção dos grãos de café. E durante todas essas fases, o cuidado com a nutrição do solo e do cafeeiro é crucial, pois tudo deve estar equilibrado, principalmente quando falamos em nitrogênio e potássio.

Para se ter ideia, só esse cuidado já é capaz de reduzir a incidência de várias doenças na planta. Falando nisso, as duas principais doenças que podem acometer a florada do café são a mancha-de-phoma, causada por fungos, e a mancha-aureolada, causada por uma bactéria. Ambas podem impactar diretamente a produção, causando a morte dos ramos produtivos.

É por tudo isso que cabe aos cafeicultores monitorarem rigorosamente o cafezal, a fim de garantir uma fase de floração uniforme e, como consequência, a alta produtividade dos frutos. Ou seja, o trabalho nunca para, numa união de esforços para que sempre os melhores grãos cheguem até você!

CAFÉ AMÉRICA - Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

Café América

Aprecie o máximo sabor e aroma do café!

EXPERIMENTE JÁ

Deixe seu comentário