É verdade que não são poucos os locais que oferecem café. Porém, também é verdade que nem todos oferecem os melhores grãos ou mesmo o produto já moído com qualidade. Mas, afinal de contas, como identificar uma boa loja especializada em café para apreciar o máximo sabor e aroma em cada xícara? A gente explica no artigo de hoje!
3 características de uma boa loja especializada em café
Reconhecer boas lojas especializadas em café exige ficar atento a algumas características capazes de indicar se elas comercializam, de fato, o melhor produto aos clientes. E para ajudar você a desenvolver esse faro crítico, listamos 3 tópicos que merecem sua atenção. Anote aí:
1 – A primeira impressão é a que fica
Se você entrar em uma livraria que tem mais artigos para presentes, papelaria e jogos do que livros, com certeza vai ficar em dúvida sobre a proposta e a especialidade do estabelecimento, não é verdade? Pois essa mesma lógica pode ser aplicada a uma loja especializada em café, que deve ter o foco central neste produto. É claro que um negócio assim pode vender canecas, xícaras, cafeteiras e até mesmo leite, água e alimentos, porém, esses itens devem ser complementares — e isso tem que ficar evidente já à primeira vista.
2 – De olho na qualidade e na variedade dos produtos
Hoje em dia, é possível encontrar cafés de qualidade até mesmo em grandes redes de supermercados. Mas o mínimo que se espera de uma loja especializada é que, por ser de nicho, se diferencie desses estabelecimentos e comercialize opções mais específicas, como cafés processados a partir de métodos criteriosos de produção, colheita e torrefação. Além disso, é essencial que ofereçam opções provenientes de grãos 100% arábica, reconhecidas pela qualidade superior de sabor e aroma.
Aliada à qualidade, a variedade de produtos é outra questão fundamental em uma loja especializada em café. É claro que o estabelecimento pode disponibilizar cafés tradicionais, extrafortes, cappuccinos e solúveis, contudo, é muito importante que ofereça também cafés gourmet e premium, em grãos, moídos e de vários tipos de torra.
3 – Repertório e relação com o café também são importantes
Por fim, é interessante observar a relação dos próprios donos da loja com o café. O fato de serem baristas ou serem de uma família de produtores, por exemplo, pode ajudar a dar credibilidade ao estabelecimento. É claro que eles podem ser simplesmente apaixonados por café, o que não tira o mérito do negócio. O que queremos dizer é que saber os motivos que levaram à abertura da loja gera mais confiança de que os produtos oferecidos e o atendimento prestado sejam realmente de primeira!
Falando em atendimento, a assistência dos funcionários também é super importante. Até porque é fácil perceber quando uma pessoa fala com propriedade sobre determinado assunto ou quando não tem firmeza e tenta emplacar algumas frases feitas, não é mesmo? Nesse sentido, os atendentes de uma loja especializada em café devem ser capazes de auxiliar o cliente a escolher a melhor bebida e também a descobrir novos sabores, explicando tudo em detalhes.
E você sabia que isso se aplica também a lojas virtuais? Nesse modelo de negócio, o bom atendimento pode ser feito apresentando descrições detalhadas de cada produto comercializado, estabelecendo canais de comunicação eficientes com o consumidor e até mesmo por meio do suporte de um blog ou canal de notícias capaz de tirar dúvidas e dar dicas sobre o universo do café.
O Café América, por exemplo, tem uma loja virtual que oferece várias seleções de café para proporcionar diferentes experiências aos clientes. Tudo sob a chancela da Intercoffee, que desde 1962 trabalha para entregar ao mercado o melhor do café!
Além disso, aqui no blog compartilhamos informações sobre o mundo do café, enquanto nas redes sociais e no WhatsApp nossa equipe está sempre pronta para tirar dúvidas e interagir com os consumidores. Tudo para facilitar a rotina de quem, assim como a gente, é um verdadeiro coffee lover!
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