Mais que uma paixão nacional, o café oferece uma ótima relação custo-benefício do ponto de vista comercial. Por isso, se você sonha em empreender e trabalhar com café, mas quer fugir do investimento em uma cafeteria tradicional, siga com a gente e conheça outras 5 ideias de negócio que podem inspirá-lo!
Ideias de negócio para quem quer trabalhar com café
Como adiantamos, apostar em estabelecimentos alimentícios não é a única forma de trabalhar com café. Até porque o consumo de café vai muito além da bebida tradicional. Para você ter ideia, os cafés gourmetizados e especiais seguem ganhando mais público e, de acordo com um estudo do banco holandês Rabobank, esse mercado deve ter um crescimento de mais de 34% até 2024.
Em outras palavras, isso significa ainda mais opções para quem quer trabalhar com café, como as que listamos abaixo. Veja só:
1 – Loja virtual de café
Cada vez mais as pessoas estão comprando pela internet. Conforme a pesquisa Webshoppers, da consultoria NielsenIQ Ebit, em parceria com a Bex Pay, só em 2021 o comércio eletrônico movimentou R$ 182,7 bilhões, um crescimento de 27% em relação a 2020. Ao todo, mais de 87 milhões de brasileiros fizeram 400 milhões de pedidos ao longo do ano.
Diante desses números, por que não desenvolver uma loja virtual para disponibilizar produtos diferentes daqueles encontrados em supermercados? Você pode, por exemplo, criar um portfólio com marcas e opções consolidadas de café gourmet e premium para públicos mais seletos. Também pode oferecer blends diferenciados e até mesmo cafés customizados para os mais entusiastas. Além de ser uma possibilidade relativamente barata, ela tem grande potencial, principalmente em cidades menores, onde a oferta de cafés especiais acaba sendo mais limitada.
2 – Clube de assinatura de café
Também considerando que o consumidor atual tende a comprar com mais frequência na internet, modelos de negócio como clubes de assinatura costumam ser bastante procurados. Isso acontece porque oferecem praticidade aos clientes, que podem comprar apenas uma vez os produtos desejados e recebê-los em casa mensalmente ou conforme a periodicidade estabelecida em cada modelo.
Então, criar um clube de assinaturas para quem ama café é uma ótima alternativa! É claro que estruturar um negócio assim exige muito planejamento e estudo, afinal, você precisa oferecer opções diferenciadas para, de fato, atrair a clientela. Mas é um modelo que pode, sim, ter muito sucesso no mercado.
3 – Canal de informações sobre café
Ainda levando em consideração o potencial de negócios que a internet proporciona e, somado a isso, que estamos vivendo na era da produção de conteúdo, criar um canal de informações sobre café pode ser muito promissor. Basta pensar que redes sociais como Instagram, TikTok e YouTube são canais poderosos quando pensamos em engajamento.
E as possibilidades são diversas. Você pode criar um site, um blog, um canal no YouTube ou mesmo uma página em outra rede social para compartilhar conteúdo referente a métodos alternativos de extração de café, dicas de preparo, testes de máquinas profissionais, harmonização de café com diferentes alimentos, enfim. O importante é manter uma frequência de atualizações e publicar textos, vídeos e imagens de qualidade.
4 – Delivery de café da manhã
Pedir o almoço ou o jantar por um aplicativo de entrega já se tornou uma prática diária de grande parte da população, não é verdade? Então que tal aproveitar para entrar nesse mercado oferecendo um excelente café da manhã delivery? Um bom ponto de partida é pensar que, nesse horário, a concorrência é mais baixa em comparação ao meio-dia e à noite.
Aqui, você pode oferecer diferentes combos e receitas que levam os mais variados tipos de café e combiná-los com salgados, doces e outros acompanhamentos para quem quer começar o dia com muito sabor, qualidade e praticidade!
5 – Food truck de café
Investir em um food truck é outra boa ideia para quem quer trabalhar com café. Isso porque ele pode funcionar tanto em um ponto fixo quanto em feiras e eventos diversos — muitos deles exclusivos para food trucks, inclusive. Para começar, você pode dar foco na modalidade coffee to go, o famoso café para viagem, servindo a bebida em copos descartáveis para os clientes levarem.
Depois, pode também pensar em oferecer algumas opções de lanches e doces, que combinam super bem com café. E indo um pouco além, pode até mesmo disponibilizar algumas mesas e cadeiras ao redor do food truck para as pessoas consumirem as refeições ali mesmo.
Para esse modelo de negócio, no entanto, é preciso considerar que os custos de inicialização costumam ser maiores. Porém, da mesma forma, a flexibilidade também é maior em comparação a uma cafeteria tradicional, por exemplo. O importante é, antes de tudo, conhecer seus concorrentes, estudar a região em que você pretende atuar e avaliar como se diferenciar e atrair o público.
Qualidade em primeiro lugar
E então, o que achou dessas ideias para quem quer trabalhar com café? Esperamos que as sugestões inspirem você a pensar melhor no assunto e, quem sabe, realmente abrir seu próprio negócio! Mas lembre-se que, independentemente da modalidade, uma coisa é fundamental: a qualidade do café que será oferecido.
O café faz parte da cultura brasileira e, justamente por isso, é fácil identificar logo no primeiro gole quando ele é bom de verdade. A boa notícia é que, se precisar de ajuda nessa missão, você pode contar com o Café América, que é cultivado em regiões premiadas e passa por um processo de torra minucioso, garantindo bebidas equilibradas e envolventes.
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